RN teve melhor setembro dos últimos 10 anos para o turismo

O Rio Grande do Norte bateu o recorde no turismo e alcançou o melhor mês de setembro registrado dos últimos 10 anos. O estado teve aumento de 12,3% na oferta de assentos, o que resultou em 26 mil passageiros a mais em comparação ao mesmo mês do ano passado, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A consolidação do crescimento de setembro, que já estava sinalizado em estudos da inteligência interna e do Aeroporto de Natal, contribui para a perspectiva de uma das melhores altas temporadas dos últimos anos”, analisa o diretor-presidente da Emprotur, Raoni Fernandes.

Enquanto em setembro de 2020 foram registrados 70.556 passageiros com destino ao RN, em setembro de 2021 o número subiu para 161.143, houve nova alta em 2022, passando 179.632 passageiros, mas em setembro de 2023 foi registrada queda para 168.780 passageiros. Porém, em setembro de 2024 o Rio Grande do Norte alcançou o recorde de 195.255 visitantes, quantitativo maior do que o registrado durante a Copa do Mundo de 2014, quando 179. 652 turistas visitaram a capital potiguar.

2020 70.556 passageiros
2021 161.143
2022 179.632
2023 168.780
2024 195.255
2014 179.652
Passageiros que chegaram à Natal por avião I Dados: Secretaria Estadual de Turismo

Esses são apenas os números aéreos. Não estão inclusos os visitantes que chegam à cidade de ônibus , carro ou outro meio de transporte. Outro dado relevante é que, tradicionalmente, setembro é considerado um mês de baixa estação.

Esse recorde reflete o esforço contínuo em promover o estado como um destino turístico de excelência, além da melhoria das estradas e do setor de segurança. Esses números comprovam o sucesso dessa estratégia integrada aos órgãos do Governo, inclusive com ampla divulgação dessas melhorias nos mercados emissores, nacional e internacional. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil, tivemos um aumento significativo de 12,3% na oferta de assentos, e mais de 26 mil passageiros a mais comparado ao mesmo período de 2023, representando um crescimento de 15,6%. Esses dados reforçam a confiança no potencial turístico do Rio Grande do Norte e a importância das políticas adotadas para atrair visitantes e fortalecer nossa economia, envolvendo todas as regiões turísticas“, avalia a secretária de Turismo do Rio Grande do Norte, Solange Portela.

Setembro 2024
Aumento de voos: +9,2%
Aumento de assentos: +12,3%
Aumento de passageiros: +15,6%, o que representa mais de 26 mil passageiros
Melhor taxa de ocupação do ano: 84%, com variação positiva de 4% em relação a 2023

Recentemente, o Rio Grande do Norte teve três de seus principais destinos turísticos no TOP 100 Stories 2024 da Green Destinations: Santa Cruz, São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul, que ficaram entre os 14 destinos brasileiros premiados por suas práticas exemplares de turismo sustentável.

O turismo sustentável é um caminho essencial para garantir que as futuras gerações possam desfrutar das belezas naturais e culturais do nosso estado, ao mesmo tempo em que respeitamos e protegemos o nosso patrimônio. Estamos profundamente gratos por esse reconhecimento e continuaremos empenhados em fortalecer essas práticas em todo o Rio Grande do Norte, uma vez que isso vem a somar com os resultados de produção de energia limpa, contribuindo para que o RN seja um destino verde e responsável”, ressalta a secretária de Turismo do RN.

Para fazer parte do TOP 100 Stories, os destinos enviaram suas histórias de boas práticas, que foram avaliadas com base em 15 a 30 critérios de sustentabilidade, seguindo as diretrizes do Conselho Global de Turismo Sustentável. As localidades precisam atingir uma conformidade mínima de 60% para serem premiadas. Além do reconhecimento, os destinos recebem um relatório detalhado com seus pontos fortes e sugestões de melhorias.

Imagem: reprodução

A Green Destinations foi criada em 2014 e promove o turismo responsável e sustentável ao redor do mundo, oferecendo certificações, relatórios e suporte técnico. No Brasil, o Instituto DEL é o responsável pela implementação do programa, fomentando o turismo sustentável em diversas regiões do país.

Destaques dos destinos premiados:

Santa Cruz – O imponente monumento de Santa Rita de Cássia se tornou um ícone de desenvolvimento turístico sustentável, transformando a cidade em um destino de fé e cultura.

São Miguel do Gostoso – A tradicional Feira Agroecológica é um exemplo de como o turismo pode integrar práticas sustentáveis e promover a economia local de maneira ecológica.

Tibau do Sul – Com suas práticas de ecoturismo e preservação no Parque da Natureza Viva, o município se destaca pela harmonia entre turismo e conservação ambiental.

The post RN teve melhor setembro dos últimos 10 anos para o turismo appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.