Diretoria da Festa da Conceição apresenta manto, terço e corda para o Círio 2024 na sexta, 25


A celebração que terá início às 19h, será presidida pelo arcebispo da Arquidiocese de Santarém, Dom Irineu Roman. Imagem de Nossa Senhora da Conceição
Arquivo/g1
Na noite de sexta-feira (25), a Santa Missa na Catedral Metropolitana de Santarém, oeste do Pará, marcará a apresentação do manto e terço que serão usados na imagem oficial de Nossa Senhora da Conceição no Círio deste ano. Ainda na celebração, será abençoada a corda, que simboliza a união e devoção à Maria, além de proteger a berlinda durante a grande procissão.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
A celebração que terá início às 19h, será presidida pelo arcebispo Dom Irineu Roman e concelebrada pelos padres da Arquidiocese de Santarém.
Padre Sidney Canto, diretor assistente da Festa, ressalta que a tradição do manto vem do fato de que a imagem de Nossa Sra da Conceição, que é utilizada no Círio atual, é de roca, ou seja, ela é desprovida de vestimentas, tem os braços articulados, por isso precisa usar não somente o manto, mas também algumas outras indumentárias e também cabelo natural.
“Por isso que todos os anos o manto vem sendo trocado para que vários devotos, várias pessoas possam cumprir sua promessa de doar o manto. Essa tradição já remonta há mais de um século. A historiografia registra que em 1922, fruto de uma promessa de um dono de castanhal, lá em Alenquer, ele prometeu, então, a doação do manto para a imagem nossa da Conceição aqui em Santarém. Desde então, várias pessoas têm se destacado aí a colaborar na doação do manto. Também, ultimamente, o terço que é utilizado pela imagem também muda a cada ano”, explicou.
Ainda de acordo com padre Sidney Canto, a Diretoria da Festa lança um edital para que pessoas que querem doar o manto ou o terço preenchem um formulário, coloquem as suas motivações para que, a partir dessas informações, a Diretoria possa escolher um doador oficial para o manto e para o terço que são utilizados na imagem de Nossa Sra da Conceição.
“Já a corda é um instrumento de devoção utilizado no nosso Círio. Também se tem registro que desde 1919, no Círio de Santarém, existia a corda. Ela foi abolida durante alguns anos, retornou na década de 70 e é utilizada até hoje, se tornando também um instrumento de fé e devoção do povo santareno”. contou Padre Sidney.
Na sexta-feira, após a celebração da Santa Missa, haverá a venda dos produtos oficiais da festa, como a camisa, no valor de R$ 50,00, e o Pão do Círio.
Com o tema “Maria Imaculada, Mensageira e Rainha da Paz”, o 106° Círio da Conceição vai ocorrer no quarto domingo de novembro (24), com saída da Igreja de São Sebastião, seguindo seu tradicional trajeto até a Praça da Matriz.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.