Primeira modelo trans a desfilar no Victoria’s Secret comemora destaque: ‘Sentimento de ser celebrada’


Natural do Ceará, Valentina Sampaio consolidou uma carreira internacional nos últimos anos, com trabalhos para grandes grifes e revistas de moda. A cearense Valentina Sampaio foi a primeira trans a desfilar pela Victoria’s Secret
Divulgação/WAY
Antes de estrear nas passarelas do evento de moda mais tradicional do Ceará, o Dragão Fashion Brasil (DFB), em 2014, a cearense Valentina Sampaio chegou a desistir da carreira de modelo. Graças ao incentivo de amigos, no entanto, decidiu tentar a seleção do casting do DFB. A aposta deu certo. Na última terça-feira (15), Valentina se tornou a primeira trans a desfilar no Victoria’s Secret Fashion Show, um dos desfiles mais relevantes do calendário de moda no mundo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
O desfile do Victoria’s Secrets retornou semana passada, em Nova York, após um hiato de seis anos. O evento já teve grandes nomes da moda, como Naomi Campbell e Gisele Bündchen. Em 2024, o espetáculo retornou com nomes como Gigi Hadid, Candice Swanepoel e a brasileira Adriana Lima. Tyra Banks também fez uma participação especial, após 10 anos afastada. E junto a esse time de estrelas, Valentina Sampaio.
“Pra mim, trabalhar com grandes designers óbvio que era algo meio que inimaginável, e muitas pessoas falaram pra mim, acharam que seria impossível. E eu dei a volta por cima, cheguei até aqui”, contou Valentina ao g1. “Mas até com todas as dificuldades, com tudo meio que conspirando que seria algo impossível, eu sempre fui uma menina que sonhei muito, fui muito sonhadora, sonhei grande. Eu sonhava um dia estar aqui”.
Valentina tem 26 anos. Ela nasceu em uma vila de pescadores em Aquiraz, na região metropolitana de Fortaleza. Seu pai é pescador, a mãe, professora. Na infância, ela conta, tinha o hábito de desenhar e customizar as próprias roupas. Na adolescência, com as redes sociais, veio o interesse em ser modelo.
Valentina Sampaio
Reprodução/Instagram
Quando entrou no curso de design de moda, o universo da moda se abriu diante de si. Primeiro, ela posou para ensaios nos estúdios da própria faculdade. Depois, fez campanhas para marcas de Fortaleza. Ela descreve esse início, na capital cearense, como um período difícil.
“Em Fortaleza, eu fui até tirada de estúdio depois que o cliente descobriu que eu era trans. Eu lembro que tava até pronta para fotografar a campanha de uma marca. Pra mim, essa foi bem difícil porque eu já tinha falado para todos os meus amigos da faculdade, pra família, e tava super empolgada, ia ser minha primeira campanha como modelo”, revela. “Imagina você estar sonhando tanto, e logo no começo, você dar de cara de isso? Foi um momento que realmente me fez desistir”, afirma.
Carreira nas passarelas
A Valentina que desfilou pela Victoria’s Secrets em 2024, é claro, não é a mesma de dez anos atrás, quando pensou em abandonar a carreira. O episódio da retirada do catálogo deu origem a uma série de dúvidas sobre a carreira, mas foi seguido por uma série de sucessos que catapultaram a carreira da modelo.
Em uma década, após a estreia no DFB, ela construiu um currículo internacional: em 2018, foi a primeira modelo trans na capa da revista Vogue Paris; participou do concorrido baile Met Gala, em 2021; nesse tempo, passou por grifes como Marc Jacobs, Balmain e Armani; e chegou se arriscar no cinema como atriz do filme brasileiro “Berenice Procura”, ao lado de Cláudia Abreu e Eduardo Moscovis.
“Demorou até um tempo para eu me reconectar comigo mesmo, para eu repensar que eu não tava fazendo nada de errado, que eu sou sim merecedora, que eu tenho que sim lutar pelo meu espaço”, afirma Valentina.
LEIA TAMBÉM:
Cearense é a primeira modelo transgênero da Victoria’s Secret
Modelo cearense Valentina Sampaio brilha no maior evento da moda no mundo
Victoria’s Secrets
A aproximação com a Victoria’s Secrets começou em 2019, quando Valentina se tornou a primeira modelo trans a estrelar um campanha da marca. Em 2021, ela posou para o fotógrafo Sebastian Kim, para compor o catálogo da linha Pink da marca.
Em 2023, a grife anunciou que iria retomar os desfiles. Em setembro daquele ano, lançou um documentário destacando o trabalho de quatro designers da marca em quatro cidades diferentes do mundo. Valentina Sampaio foi uma das modelos do filme.
Modelo cearense Valentina Sampaio é a primeira trans a desfilar no Victoria’s Secret Show.
Do sertão à passarela: modelo trans cearense conquista redes sociais com vídeos no interior do Ceará
O retorno dos desfiles da Victoria’s Secrets, no último dia 15, marcou uma virada de chave no espetáculo da grife. Entre as modelos, havia participantes plus size, e outras com mais de 50 anos – algo raro para os padrões das passarelas.
E em meio ao glamouroso retorno dos desfiles da marca, Valentina Sampaio não pôde deixar de sentir que, ao estar ali entre os maiores nomes da indústria da moda, sua presença era não somente uma vitória pessoal do sonho pelo qual persistiu, mas também uma vitória da comunidade trans.
“É um passo coletivo em celebração dos direitos da minha comunidade, da comunidade trans, de viver, de trabalhar com dignidade. Então pra mim significa muito o sentimento de ser vista, de ser aceita, de ser respeitada, de ser celebrada”, reafirma.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará
Adicionar aos favoritos o Link permanente.