Empreendedores buscam cooperativismo como apoio para seus negócios


Alternativa no setor financeiro, o cooperativismo de crédito divide os lucros com seus associados e apoia o crescimento da economia local.
Crédito: Divulgação
As cooperativas de crédito oferecem todos os serviços financeiros de uma instituição financeira tradicional, mas elas possuem alguns diferenciais que atraem a atenção de empresários como Érika de Souza Oliveira Silva, proprietária da empresa Arpé Calçados, com sede na cidade de Guaxupé/MG. Associada da cooperativa de crédito Sicredi, Érika aponta que o cooperativismo vai além do lucro.
“O nosso relacionamento com a cooperativa é muito bom e eu penso que as instituições financeiras precisam ter alma, precisam de gente e não só papel, então eu gosto muito do Sicredi porque a gente não é só “papel” por lá. Eu amo de paixão os projetos e programas sociais da cooperativa, que fazem muita diferença para a sociedade. Existe a questão econômica, todos precisam do lucro, mas é muito importante ter taxas justas e atender bem”, afirma a empresária.

Crédito: Divulgação
Um estudo realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a Fipe, mostra que o cooperativismo de crédito tem um papel importante no apoio a negócios locais. De acordo com a pesquisa “Benefícios econômicos do cooperativismo de crédito na economia brasileira”, nos municípios onde há presença de uma cooperativa de crédito, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita é incrementado em 5,6%, criando 6,2% mais vagas de trabalho formal e aumentando o número de estabelecimentos comerciais em 15,7%, estimulando, portanto, o empreendedorismo.
Além dos benefícios para o crescimento local, Érika também aproveita os serviços e produtos financeiros da cooperativa:
“Antes de inaugurar o Sicredi aqui em Guaxupé/MG, a gente já abriu a conta. Eu gosto muito do cooperativismo, então a gente começou esse relacionamento. Abrimos conta jurídica, física, a conta das crianças, nossas contas são todas no Sicredi. A gente começou com um projeto muito legal de energia solar, foi a primeira coisa que fizemos nessa parceria com o Sicredi e seguimos juntos. Também contamos com crédito para auxiliar no pagamento de 13º e férias dos funcionários, o capital de giro para épocas como o final de ano e a tag de passagem para os veículos. Além disso, eu gosto de tudo digital e no Sicredi isso funciona muito bem, tudo muito ágil, muito rápido, muito seguro. Tenho muita segurança em fazer minhas movimentações com o Sicredi, é um dos sistemas mais seguros. Tenho também com o Sicredi seguro e meu cartão de crédito”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.