VÍDEO mostra diferença na paisagem de Brasília na seca e depois de 7 dias de chuva


Segundo especialista, mudança rápida ocorre por vegetação estar ‘acostumada’ com período longo de estiagem. Brasília volta a ficar verde depois de uma semana de chuvas
Brasília ficou 167 dias sem chuva durante a seca deste ano, atingindo a marca de estiagem mais longa da história desde o início das medições pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No último dia 8, os moradores da capital puderam respirar aliviados, após o retorno do registro de chuvas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Foram necessários poucos dias para que a paisagem de grama seca e marrom desse espaço ao verde característico dos períodos chuvosos. Um vídeo feito por um morador da capital mostra a mesma paisagem no último dia de seca e depois de sete dias de chuva. A postagem de Marcus Vinícios de Oliveira chamou atenção pela diferença entre as imagens (veja vídeo acima).
De acordo com o consultor ambiental Charles Dayler, a explicação para essa mudança tão rápida na paisagem é que, no Distrito Federal, a vegetação típica do Cerrado já está “acostumada” com os longos períodos de seca.
“Com o lençol freático baixo, elas consegue captar alguma água para manutenção. Quando a chuva vem, a gente tem a regularização da oferta de água e as plantas ficam exuberantes de novo, pois essa é uma característica intrínseca de plantas do Cerrado”, explica Charles.
Initial plugin text
Segundo o especialista, a grama usada na capital também tem uma boa tolerância à seca. “Grama esmeralda, grama batatais têm uma tolerância maior a seca. Da mesma forma, elas baixam o metabolismo e entram em um estado como se fosse de ‘dormência’. Elas economizam recursos e, quando volta o período de chuva, também voltam com muita força a ficar exuberantes”, explica o consultor.
“Todas as plantas têm mecanismos de adaptação sejam as espécies do Cerrado que se adaptaram pela própria localidade ou a grama que tem essa característica, independentemente do bioma”, afirma o especialista.
Semana de chuva
Chuva intensa na Asa Norte, em Brasília, na quarta-feira (16).
TV Globo
A semana começou com previsão de chuva para os próximos dias. A capital está com alerta laranja para chuvas intensas. Segundo o aviso, há possibilidade de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h.
Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O aviso vale até as 10h de terça-feira (22).
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade dos próximos dias fica em torno de 60% e 95%. A temperatura varia entre 18°C nos momentos mais frescos do dia, e até 28°C, nas horas mais quentes.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: carro é engolido por buraco em asfalto na Asa Norte, em Brasília
FEMINICÍDIO: ‘Um filme de terror’, diz testemunha sobre morte de mulher que foi perseguida e baleada em Taguatinga
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.