Por que o preço do café está tão caro?


Inflação climática é uma das responsáveis pela alta do preço do café. Inflação climática é uma das responsáveis pela alta do café, paixão nacional
O preço do café no varejo aumentou mais de 30% só em 2024. Para entender a alta do preço, o Fantástico foi até a região que mais produz café no Brasil. Sozinho, o estado de Minas Gerais tem mais de 50% da área plantada no país.
Minas teve um recorde de produção em 2020. Mas, na sequência, houve uma seca. E em 2021, uma geada, com baixas temperaturas, comprometendo as colheitas de 2022. No ano seguinte, melhorou. Mas em 2024, a seca vai impactar a produção do café na região. “O impacto que vai ter na safra de 2025 é muito grande, começa agora já a 30%, 35% de impacto, pelo menos. E pode piorar dependendo da situação climática”, afirma Alexandre Pedrosa, engenheiro agrônomo da Fundação Procafé.
A seca deste ano é a maior desde 1974 no sul de Minas. Este ano, está com 33% a menos de chuva do que a média de 50 anos na região. E isso vai impactar muito nas lavouras.
A água é muito importante para o café. As flores do café precisam de água pra crescerem e se transformam em frutos, que, por sua vez, viram os grãos do café. Mas sem água, as flores secam.
´”E nós estamos aqui rezando, pedindo a Deus de que venha chuva porque molha o chão pra que essas flores possam, de fato, virarem café”, conta Arnaldo Botriel Reis, presidente Sindicado dos produtores rurais de Varginha.
O Fantástico visitou uma lavoura com irrigação. É visível a diferença que a água faz ( Veja no vídeo acima). O dono teve dinheiro pra irrigar só parte de suas lavouras. “A gente tinha uma safra média em torno de 35, 40 sacos por hectare. E pela falta de chuva, temperaturas muito altas, caiu a produção e a gente não está conseguindo girar o negócio nosso. Por causa disso, nós tivemos que buscar outros recursos, que é irrigação. Mas é caro. Só 5% da produção de café no Brasil é irrigada”, conta José Mauro Reis, cafeicultor.
Com altas temperaturas há também o desequilíbrio de pragas no café, como bicho mineiro e a cigarra.
E mesmo se chover agora, o preço não deve diminuir. Num cenário otimista, vai ficar mais ou menos igual. A previsão é que a safra do ano que vem também será reduzida, colaborando ainda mais com o que tem sido chamado de ‘inflação climática’.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.