Saiba quem é a artista que mostrou nádegas em palestra de pós-graduação no MA

Escritora, cantora, compositora e historiadora da arte. É assim que Tertuliana Lustosa, de 28 anos, se apresenta em uma de suas redes sociais. A cantora viralizou na internet, nesta sexta-feira, depois que um vídeo, em que ela mostra as nádegas, foi publicado no Instagram.

A artista e historiadora foi convidada pelo Grupo de Pesquisa Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política – GAEP, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), para apresentar uma pesquisa desenvolvida por ela, durante a Mesa-Redonda de “Dissidências de gênero e sexualidades”.

Em determinado momento do evento, ela se levantou da bancada e puxou uma música de autoria própria que diz: “No mestrado da putaria, vou te ensinar gostoso, dando aula na sua pic*. Aqui não tem nota, nem recuperação, não tem sofrimento e se aprende com tesão. De quatro, empino o c*”, diz a canção.

Vida acadêmica e artística

Tertuliana Lustosa é historiadora da arte formada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), e também mestranda no Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos.

A vida acadêmica da artista conta com a publicação de um ensaio chamado “Manifesto Traveco-Terrorista” que, segundo a descrição da obra, é um texto provocativo e subversivo que busca desconstruir normas sociais e desafiar o poder estabelecido.

A expressão “traveco-terrorista” é intencionalmente polêmica, visando chocar e chamar atenção para a violência simbólica e física sofrida pela comunidade LGBTQIA+. A obra foi finalista do Prêmio PIPA, criado para destacar as principais artes visuais do país.

A artista que nasceu no interior do Piauí e foi criada em Salvador, na Bahia, também é vocalista e integra o grupo “A Travestis”. O grupo tem como gênero musical o “pagode baiano”, com influências do axé e o chamado “proibidão”.

No Youtube, o canal do grupo tem mais de 40 mil inscritos. Um dos destaques da banda é, justamente, o single que viralizou durante a palestra na UFMA, denominado como “Educando com o C*”.

Nas redes sociais, a vocalista divulgou uma sequência de vídeos falando sobre a experiência que teve com a glotoplastia. O procedimento tem como objetivo a mudança vocal que, consiste em suturar a parte anterior das pregas vocais, diminuindo a área de vibração e tornando a voz mais aguda. É uma técnica cirúrgica moderna e eficaz para feminizar a voz. A glotoplastia é uma opção para mulheres trans que desejam adaptar a voz à sua identidade de gênero.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.