ArcelorMittal mira inovação e cria programa de novas ideias


Com simulador de ponte rolante e fluxograma automatizado, a empresa desenvolveu o Ino.vc e abriu portas para novas parcerias com startups e hubs de inovação Muito mais do que um conceito ou uma palavra, inovação é um pilar importante nas empresas antenadas às transformações do mercado. Seja para agilizar fluxos, seja para aumentar a produtividade, o olhar para essa prática tem transformado a rotina de diversas instituições. Tudo por meio de soluções criativas, dinâmicas e, muitas vezes, supertecnológicas.
Entre essas empresas de olhar inovador, quem tem se destacado é a ArcelorMittal com a criação de um programa de novas ideias, o Ino.VC. A iniciativa abriu portas para parcerias com startups que podem andar juntas no desenvolvimento de projetos e ajudar a reformular processos para garantir a segurança dos colaboradores.
Maior produtividade e segurança no trabalho
A empresa desenvolveu uma ponte rolante, completamente digital, que busca oferecer um treinamento mais seguro, antes dos responsáveis ocuparem seus postos, para a rotina de trabalho. A ferramenta ajuda a simular, inclusive, situações de risco, o que evita não apenas possíveis acidentes, como também garante uma operação mais assertiva do maquinário.
“A inovação está presente em seis grandes alavancas da nossa empresa: saúde, segurança, meio ambiente, experiência do cliente, produtividade e fluxo de caixa. Essas soluções vem das parcerias com outros hubs e empresas de tecnologia”, destaca o diretor de finanças da ArcelorMittal, Paulo Wanick.
Cargos e movimentações automatizadas
No FindesLab, hub de inovação capixaba da Findes e do Senai, por exemplo, estão pelo menos seis startups e inúmeros colaboradores que pensam em soluções para a indústria.
O diretor comercial da Devix, uma das iniciativas que estão no FindesLab, Rafael Pavioti, conta que a partir das informações mapeadas na empresa, foi desenvolvido um simulador que adota tecnologias avançadas para cruzar informações e gerar indicações no fluxograma da ArcelorMittal.
“Isso pode ser usado toda vez que for feita uma mudança profissional, criação de novos setores, cargos e sucessões. Essa ferramenta ajuda a embasar em decisões que quando acontecer alguma movimentação a funcionalidade da empresa não seja afetada”, explica.
De acordo com a gerente de transformação digital da ArcelorMittal, Fabíola Murta, todo o conceito do programa de inovação foi desenvolvido com foco nas pessoas, apesar das iniciativas envolverem fundamentos digitais ou robóticos.
“A gente busca soluções simples. Algo que faz parte do comportamento da empresa que preza por simplicidade, transparência e pensamento no futuro, mas de forma robusta. Aqui, cada ideia conta e toda ação transforma, isso mostra que a inovação faz parte do DNA da empresa”, finaliza.
Ficou interessado? Confira abaixo o vídeo completo com mais informações sobre o programa de inovação da ArcelorMittal.
ArcelorMittal mira inovação e cria programa de novas ideias
ArcelorMittal
Site: http://brasil.arcelormittal.com/
Adicionar aos favoritos o Link permanente.