Governador Helder Barbalho assina ato de indenização para instalação do Distrito Industrial de Santarém


Projeto deve atrair indústrias de diversos segmentos, gerar 10 mil empregos e impulsionar a economia da região. Governador Helder Barbalho assinou ato de indenização da área do distrito industrial de Santarém
Kamila Andrade / g1
Em uma cerimônia oficial, realizada na tarde desta sexta-feira (18) no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces), foi assinado pelo governador Helder Barbalho (MDB) o ato de indenização das áreas onde o Distrito Industrial será implementado na Pérola do Tapajós, oeste do Pará.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Alexandre Chaves, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces), destacou a importância desse projeto. “Hoje começamos a materializar o distrito industrial. A prefeitura e a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) abraçaram essa ideia, e agora chegamos ao momento crucial de indenização e regularização das áreas”, afirmou.
O projeto visa atrair empresas de diferentes segmentos, com foco na transformação de produtos locais, como alimentos, cerâmicas e produtos da bioeconomia, oferecendo uma estrutura para os industriais.
“Serão contemplados vários segmentos da indústria, especialmente aqueles ligados ao nosso potencial logístico e às riquezas naturais da Amazônia. Estamos falando de exportar produtos da região para o mundo inteiro, com um custo mais reduzido, além de gerar renda e prosperidade para a nossa cidade”, completou Alexandre.
Pádua Rodrigues, diretor de estratégia e relações institucionais da Codec, explicou o andamento do projeto. Segundo ele, a assinatura de hoje, formaliza a transferência das áreas para o governo do estado. No entanto, o início das obras depende de um processo jurídico de desapropriação.
“Esse é o primeiro passo. Depois de incorporadas ao patrimônio da Codec, iniciaremos o licenciamento ambiental e a contratação dos projetos executivos”, explicou Pádua.
Autoridades e classe empresarial presentes no ato de assinatura de indenizações da área do distrito industrial
Kamila Andrade / g1
Ele destacou que o cronograma é incerto, pois depende da celeridade do processo judicial, mas espera-se que em 2025 já esteja concluída a transmissão de propriedade e iniciado o processo de licitação para as obras de infraestrutura.
O governador Helder Barbalho também participou do evento, ressaltando a importância estratégica do distrito para o desenvolvimento de Santarém.
“Estamos falando de um distrito industrial que será responsável pela criação de 10 mil empregos diretos, impulsionando a economia local e agregando valor à produção agrícola e extrativista da região. A logística será o diferencial, com acesso facilitado tanto por rodovias quanto por vias fluviais”, afirmou o governador.
Helder Barbalho disse que o investimento na indenização das áreas é de R$ 5 milhões e que há previsão de urbanização do distrito com pavimentação, energia elétrica e outros serviços essenciais.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.