Campanha busca ampliar respeito no trânsito de Toledo

Promover a convivência mais harmoniosa entre motoristas e pedestres, incentivando comportamentos responsáveis e solidários nas vidas públicas é o objetivo da campanha Faixa de Pedestres, realizada pelo Instituto Pessoas Melhores. O lançamento da ação aconteceu na manhã de quinta-feira (17), no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit). As atividades seguem até janeiro de 2025.

A campanha visa despertar a empatia e a responsabilidade social, fundamentais para a segurança e bem-estar da sociedade. O empresário Edésio Reichert – presidente do Instituto Pessoas Melhores – explica que o órgão está preocupado com a formação de lideranças e de projetos que tratam de questões coletivas ou de questões públicas. “Nós diagnosticamos as dificuldades ou os problemas. Eles são abordados no Instituto e analisamos a possibilidade (alguma maneira) de desenvolver uma ação atrelada ao tema”.

O Instituto Pessoas Melhores em parceria com outras entidades desenvolve o projeto das câmeras. “Nós nos envolvemos no debate com as organizações; buscamos uma empresa que entendesse do assunto e trouxemos ao município. Além disso, visitamos uma cidade em que a iniciativa estava concretizada e, em 2023, o prefeito de Toledo licitou e implantou o programa chamada Toledo Mais Seguro. Trata-se de um sistema de monitoramento com câmeras públicas ou privadas na cidade”, afirma Reichert.

  • Justiça determina pelo fechamento de comércio atacadista de resíduos e sucatas metálicas
  • Alta no preço do milho impacta custos de produção de frangos no Paraná

EMPATIA – Na oportunidade, o presidente enfatiza que o papel do Instituto é se preocupar com a formação de lideranças e de projetos que vão na direção de uma cidade melhor. “A base de cada projeto é o cidadão. A última ação é a campanha de Faixa de Pedestres. Ela está atrelada a pessoa bem educada, que respeita o outro na via pública e que tem um comportamento não somente para cumprir a parte legal ligada às questões de trânsito, mas também um pouco de empatia com aquilo que as pessoas em sua volta necessitam”.

Seja um pedestre ou um ciclista, todo cidadão em algum momento é condutor de veículo. “É preciso ter a empatia ou a convivência e elas não dizem respeito somente a uma categoria de pessoa no trânsito, e sim, todas. Se cada pessoa se preocupar um pouco mais com a convivência, a harmonia e o respeito, certamente teremos a redução de acidente”, enfatiza Reichert.

O presidente do Instituto Pessoas Melhores destaca a redução de danos materiais, emocionais, físicos e vidas serão salvas. “O número de acidentes, em Toledo, é considerado elevado e passa de quatro por dia. Entendemos a necessidade em convocar as organizações e as empresas e, o cidadão. Que cada pessoa observe como se comporta no trânsito. Entendemos a importância desta campanha, para a convivência ser mais harmoniosa, para ter a redução de danos e, finalmente, todos nos sentiremos pessoas melhores nas vias públicas”.

AÇÕES – Para colaborar na realização da campanha, diversas ações foram idealizadas. O conselheiro do Instituto Pessoas Melhores Márcio Pinheiro realizou a apresentação delas. “Nós teremos vários materiais de apoio e eles serão utilizados no processo de conscientização”.

Confira algumas ações:

– Engajamento de organizações: empresas e organizações trabalhando junto ao seu público;

– Adesivos para carros: distribuição de milhares de adesivos com mensagens de alerta para segurança na faixa de pedestres, mobilizando organizações locais;

– Entrega de panfletos informativos;

– Outdoors;

– Palestras educativas;

– Vídeos educativos;

– Entrevistas;

– Mobilização de veículos de comunicação: veiculação de mensagens que levem à conscientização do respeito à faixa de pedestres e cuidados no trânsito;

– Disponibilização de displays de mesa: displays de mesa com logomarca da campanha e suporte para adesivos.

Pinheiro relata que um folder é focado para a criança. “A ideia é sensibilizar os pequenos sobre a importância de parar na faixa de pedestre e do respeito ao próximo. Nós preparamos esses materiais e eles serão utilizados com base nas ações que serão desenvolvidas até o dia 31 de janeiro de 2025”.

Da Redação

TOLEDO

Benefícios para empresas e organizações parceiras

– Fortalecimento de laços comunitários: contribuição para a segurança e bem-estar da comunidade;

– Imagem de responsabilidade social: envolvimento em uma campanha que promove valores de empatia e cooperação.

Autoridades destacam a importância do trabalho preventivo no trânsito

Motoristas e pedestres com mais atenção resultam em um trânsito mais seguro e humanizado. Convidados e autoridades prestigiaram o lançamento das ações da campanha Faixa de Pedestres, do Instituto Pessoas Melhores, na última quinta-feira (17).

O presidente do Instituto Pessoas Melhores Edésio Reichert revela que 50 entidades apoiam a campanha e abrirão espaço para as palestras. “São pessoas que desejam uma comunidade e um trânsito melhor. Elas possuem o poder de engajar outras pessoas, entidades e instituições”.

Reichert enfatiza que um trânsito mais seguro começa por você. “Vamos fazer um pacto? Primeiro assuma o compromisso em estar mais atento na forma de se comportar nas vias públicas. Vamos ter uma espécie de decisão nesta direção. Precisamos tornar o trânsito mais seguro e prazeroso. Somos capazes e temos condições. Vamos colocar a força e energia nesta direção”.

MOTIVAÇÃO – O comandante do 19º Batalhão da Polícia Militar (BPM) coronel Valmir de Souza explica que a equipe vai auxiliar e motivar as pessoas a participarem dessa nova campanha. “Assim, nós teremos um trânsito mais seguro”.

Segundo Souza, a Polícia Militar compreende que a comunidade precisa colaborar no trânsito, tanto os motoristas quanto os pedestres. “O pedestre precisa atravessar na faixa. Por sua vez, o condutor precisa parar. Mas, algumas pessoas não respeitam e, por isso, operações que reforçam a lei são promovidas pela PM. A campanha do Instituto é parte desse reforço. Ela faz com que as pessoas lembrem e tenham consciência de que a lei deve ser respeitada”.

O comandante da 1ª Cia do 19º BPM, capitão Jimmy Cajuhy Carlesso, acrescenta que a segurança de cada pessoa no trânsito se resume a boa educação e a campanha está atrelada a essa prevenção.

PREVENÇÃO – Para o capitão Guilherme Rodrigues de Lima, comandante do 2º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Toledo, a principal atividade da corporação é o atendimento aos acidentes de trânsito no município. “O pedestre é parte desses atendimentos. É preciso mais educação, respeito ao pedestre e a conscientização do motorista em todos esses acidentes”.

Com a campanha Faixa de Pedestres, Lima espera que aconteça uma

redução drástica nos acidentes e que possa ter mais segurança para a comunidade.

Atualmente, o Corpo de Bombeiros de Toledo atende em média 1.500 ocorrências por ano. “Deste total, parte é ocorrência de atropelamento e, geralmente, traze um trauma mais severo ao pedestre. Além disso, em algumas ocorrências o condutor sai ileso. Infelizmente, as consequências são sérias para a vítima e a família”, afirma Lima.

O comandante do Corpo de Bombeiros complementa que o acidente, às vezes, deixa sequelas graves e pode afetar o trabalho ou a produtividade da família. “Esse tipo de campanha é importante, porque ela atua na prevenção do acidente. É raro um acidente ocorrer devido a falha mecânica ou por falta de sinalização. Ele está atrelado ao comportamento do condutor. Então tudo que possa educar, seja o condutor ou o pedestre, contribui com o nosso trabalho e a sociedade”.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) Cristiano Rocha convida a socieade a participar da campanha. “É uma oportunidade de demonstrar o respeito e conseguirmos ter uma Toledo ainda melhor. Valorizar a vida das pessoas e a conscientização para quem usa a faixa de pedestre”.

Da Redação

TOLEDO

O post Campanha busca ampliar respeito no trânsito de Toledo apareceu primeiro em Jornal do Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.