Israel mata líder do Hamas que organizou ataque e sequestros

O Exército de Israel anunciou nesta quinta-feira (17) a morte de Yahya Sinwar, líder do Hamas e principal articulador do ataque de 7 de outubro do ano passado. Sinwar foi morto na quarta-feira (16), durante um confronto em Rafah, no sul da Faixa de Gaza. As forças israelenses sabiam que o líder palestino estava escondido na área, mas sua localização exata permanecia desconhecida.

A operação, inicialmente, não tinha Sinwar como alvo direto. Conforme relatos do Exército, a ação visava a neutralização de outros militantes, e foi apenas ao inspecionar os corpos após o tiroteio que os soldados descobriram que entre os mortos estava o chefe do Hamas.

Desde que Israel iniciou sua ofensiva contra o Hamas em resposta ao ataque que tirou a vida de 1.200 pessoas e resultou no sequestro de mais de 200, o objetivo central foi eliminar a liderança do grupo. Sinwar, considerado o principal alvo dessa operação, conseguiu se esconder por 374 dias em uma intrincada rede de túneis sob Gaza, até ser finalmente encontrado e morto pelas forças israelenses.

The post Israel mata líder do Hamas que organizou ataque e sequestros appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.