Marianna Almeida (PSD), prefeita reeleita de Pau dos Ferros, destacou durante entrevista ao programa Repórter 98, da rádio 98 FM, a “insatisfação da população com oligarquia” presente na Prefeitura da cidade do Alto Oeste potiguar durante os 16 anos antes de ela assumir a gestão.
A chefe do Executivo municipal assumiu seu primeiro cargo político em 2020 como prefeita e foi reeleita em 2024 com 63% dos votos. Sobre a administração da cidade, ela ressaltou que percebia o desinteresse da população com o modelo de gestão anterior.
“Era uma oligarquia que estava no poder há 16 anos. Tinha chegado o momento das pessoas quererem a mudança. Eu refleti nas pessoas esse desejo de mudança, esse desejo de esperança de novos dias, novos tempos. Eu mudei completamente a metodologia de administrar a cidade, passei a ver, a colocar a população em primeiro lugar”, disse, na última quarta-feira 16.
Ao comentar sobre os recursos recebidos para investir nas áreas de saúde e educação, Marianna Almeida afirmou que as verbas recebidas vieram após muitas idas a Brasília para conversar com deputados e senadores. Neste ponto, ela enfatizou o bem da população acima de qualquer barreira ideológica.
“Eu deixei de lado qualquer tipo de bandeira partidária, algum tipo de barreira, questões ideológicas. Eu bati todas as portas e fui atendida na grande maioria delas. Eu consegui muitos recursos para a saúde do nosso município, para investir em média e alta complexidade. Porque a obrigação, de fato, do município é a saúde básica”, frisou.
A prefeita enfatizou que, ao assumir a prefeitura, encontrou um cenário em que a população estava carente de serviços básicos. “As pessoas passavam horas nas filas da Secretaria de Saúde para ter um exame autorizado. Eu investi na saúde do nosso município”, declarou. Uma das principais iniciativas foi a abertura da policlínica municipal, que já realizou mais de 20 mil atendimentos em menos de dois anos, com a oferta de 18 especialidades, incluindo psicologia e nutrição.
No campo da educação, Marianna apontou reformas e climatização em todas as unidades escolares, resultando em um aumento de mais de 22% nas matrículas. “Nós estávamos com o número de matrículas dos alunos, quando eu recebi a gestão, lá embaixo. E aí, hoje, a gente tem um número mais de 22% de aumento das matrículas. Hoje tem berçário em Pau dos Ferros. Hoje tem escola em tempo integral em Pau dos Ferros”, acrescentou.
Para seu segundo mandato, a prefeita planeja continuar investindo em educação e saúde, com a construção de novas creches e unidades de saúde, além de um projeto para levar um curso de medicina para a cidade, em parceria com a Universidade Federal do Semiárido (Ufersa).
Parceria com o Governo do Estado. Marianna Almeida ainda comentou sobre os recursos do Governo do RN que ajudaram nos projetos de pavimentação do asfalto em Pau dos Ferros. Segundo ela, a cidade precisava de melhoria nas vias para se transformar em uma verdadeira capital da região. A prefeita destacou as pavimentações já realizadas na Rua São Benedito e na Senador Dinarte Mariz, além das obras em andamento na Joel Praxedes e na Vereador Gonçalo Sampaio, no Bairro Riacho do Meio.
Além disso, ela também expressou o desejo de continuar a parceria com o Governo do Estado para os próximos investimentos. “Eu gosto muito da governadora Fátima Bezerra. A gente tem muita atenção uma pela outra e eu tenho certeza que ela vai ajudar cada vez mais o nosso mandato daqui para frente”.