Saguis furtados do Orquidário de Santos, SP, são resgatados debilitados e com sinais de estresse


Papagaio e três saguis que haviam sido furtados do local acabaram recuperados. Outros quatro saguis, sem relação com o Orquidário, também foram acolhidos. Animais furtados do Orquidário de Santos, SP, são recuperados
Os quatro animais furtados do Orquidário de Santos, no litoral de São Paulo, foram recuperados. De acordo com o delegado Jorge Cruz, do 7º DP de Santos, um homem em situação de rua vendeu o papagaio por R$ 50 a duas mulheres, que fizeram a devolução. Já os três saguis foram encontrados em uma casa, debilitados e estressados, de acordo com a prefeitura.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
O crime aconteceu no domingo (13), quando o Orquidário de Santos estava fechado. Segundo a administração municipal, os alvos do grupo de adolescentes foram um papagaio-de-cara-roxa, espécie quase ameaçada de extinção, dois saguis-de-tufos-brancos e um sagui-da-serra-escuro, espécie em perigo de extinção.
Filhote de sagui sendo alimentado e adolescentes suspeitos de furtar animais (à esq.)
GCM/Orquidário e g1 Santos
De acordo com a prefeitura, na madrugada de terça-feira (15), a Guarda Civil Municipal (GCM) foi acionada para verificar a presença de um grupo suspeito perto de um canal, próximo ao Orquidário Municipal. Havia oito jovens, mas três fugiram ao verem as autoridades.
Com base nas câmeras de monitoramento, dois dos adolescentes foram identificados como sendo os autores do furto (veja na imagem acima). Eles admitiram que planejavam furtar mais animais com a ajuda dos outros três, na manhã de terça-feira. Três adolescentes e duas crianças foram levados para o 7º DP de Santos.
A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) informou que os três meninos mais novos foram liberados aos responsáveis, já os dois mais velhos foram encaminhados à Casa de Acolhimento de Santos, pois nenhum responsável foi localizado.
Resgate
Papagaio foi devolvido ao Orquidário após ser furtado em Santos (SP)
Prefeitura de Santos/Divulgação
De acordo com o delegado Jorge Cruz, duas mulheres localizaram o papagaio com um homem em situação de rua na cidade. Esse rapaz vendeu o animal por R$ 50 à elas, que efetuaram a compra para fazer a devolução ao Orquidário.
“Com a detenção dos menores que iriam praticar, talvez, o novo furto, apurou-se que um deles seria o responsável por ‘guardar’ os animais”, explicou a autoridade policial ao g1.
Esse adolescente, de 13 anos, não forneceu o endereço onde estavam os saguis. No entanto, a Polícia Civil descobriu o paradeiro dos primatas por meio de um cruzamento de informações e pesquisas durante a tarde.
Os três saguis furtados estavam em uma casa no Caminho São Sebastião, onde também havia outros quatro não relacionados ao furto no orquidário. Segundo a Prefeitura de Santos, eles estavam bastante debilitados e estressados.
Saguis foram encontrados em gaiola e resgatados, em Santos (SP)
GCM/Orquidário
Os sete saguis, incluindo dois filhotes, foram conduzidos ao Orquidário de Santos para receber atendimento veterinário. Ainda de acordo com a prefeitura, eles ficarão em quarentena para recuperar o peso por meio de alimentação adequada.
A mãe dos filhotes, que não vivia no Orquidário antes, não foi localizada. Por conta disso, os dois saguis estão sendo alimentados pelos profissionais com seringas.
“O papagaio apresentou um ferimento em um dos olhos, que já foi medicado. A equipe veterinária avalia que todos têm chance de total recuperação para serem integrados à rotina do parque”, disse a prefeitura, em nota.
Orquidário de Santos
Prefeitura de Santos
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
D
Adicionar aos favoritos o Link permanente.