Ao EPTV1, prefeito reeleito de Matão fala sobre vaga em creche, fila para exames e preço da água


Cido Ferrari (PT) respondeu ainda sobre capacitação profissional na cidade. Ele foi eleito com 63,94% dos votos válidos. EPTV1 entrevista Cido Ferrai, prefeito reeleito de Matão
O prefeito reeleito de Matão (SP), Cido Ferrari (PT), falou sobre as questões do município durante entrevista no jornal EPTV 1, da EPTV Central, afiliada da TV Globo, nesta terça-feira (15). Entre os temas abordados estão as filas por vagas nas creches e por exames.
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
Cido Ferrari foi eleito com 27.431 votos, o correspondente a 63,94% dos votos válidos. Ele ficou 29,6 pontos percentuais à frente de Sonia Moura (PL), que recebeu 14.734 votos e ficou em 2º lugar. Veja a apuração completa.
Cido Ferrari, prefeito reeleito de Matão
Reprodução EPTV
Na entrevista, ele também falou sobre a importância da capacitação profissional para estimular a empregabilidade no município. (Veja os destaques abaixo e veja vídeo na íntegra acima).
MAIS SOBRE A ELEIÇÃO EM MATÃO:
PREFEITO ELEITO: Cido Ferrari (PT) é reeleito prefeito de Matão com 63,94% dos votos válidos
CÂMARA: veja os 11 vereadores eleitos em Matão
VOTAÇÃO: veja a apuração completa em Matão
Saiba o que Cido Ferrari falou sobre:
Filas para consultas médicas e para exames – “Nós investimos bastante em saúde na nossa cidade. Nós construímos alguns PSF [Programa Saúde da Família], aqueles posto de atendimento à saúde dos bairros, foram quatro. A gente também fez bastante investimento em parceria com o hospital da nossa cidade em relação aos exames que estavam em atraso, as cirurgias que estavam em atraso. Nós contratamos bastante médico. A gente tinha no início do nosso governo em 2021 uma média de 20 médicos da rede básica de saúde e hoje, a gente tem em torno de 60 médicos. A gente tem sim os problemas, saúde sempre é um desafio, mas eu posso dizer aque a gente está evoluindo em relação a isso. Na medida em que aumentou as consultas, aumenta também os pedidos de exames então, a gente tem ainda algumas coisas a serem feitas, mas a gente já está fazendo mais do que no passado, então, há uma expectativa bastante boa aí para que a gente possa superar isso nessa próxima gestão, ou seja no próximo ano.”
Construção da creche e de escola em tempo integral – “Isso é um projeto que nós fizemos em parceria com o governo federal através do programa PAC. Já há recurso para isso, só basta a gente dar continuidade no projeto pós período eleitoral, que nós já passamos, e a gente vai estar oferecendo a nosso população essa escola de tempo integral, que vai atender Jardim Laranjeiras, Vale do Sol, outros bairros vizinhos e também essa creche. A creche é fundamental porque a gente entende que as mães precisam trabalhar e, se não tiver alguém para cuidar dos filhos, provavelmente ela não tem como trabalhar para ter seu salário, para ter sua independência, suas férias e seu 13º [salário]. A gente entende que é muito importante isso para todas as mães, portanto, a gente tem uma proposta de parceria com o governo federal que já está certo, inclusive as negociações com a Caixa Federal sobre esse recurso, nós vamos fazer uma super creche que vai atender mais de 350 crianças. E a gente já tem outra creche em andamento, em outro bairro da cidade, que é o bairro Nova Cidade, que a gente pretende atender em torno de 450 crianças a partir da próxima gestão, que é o que tem hoje de demanda para vagas em creche.”
Qualificação de mão de obra – A gente sabe que a qualificação é muito importante. A gente cansa de ver, principalmente na minha cidade, que, às vezes, as empresas precisam da mão de obra, mas não tem ela qualificada, então, nós estamos investindo bastante nisso uma parceria com a Fiesp, Ciesp, em um Senai modelo na nossa cidade. O maior Senai do Estado de São Paulo está sendo construído na nossa cidade, pelo menos por enquanto eu posso garantir que é o maior. A gente está fazendo uma parceria também com o governo do estado em uma escola curso superior, a Fatec, que todo mundo conhece. A gente pensa em formar o jovem, não só o jovem, formar as pessoas, porque hoje tem muita gente aí na maioridade que quer fazer sua formação profissional, portanto, a gente está investindo bastante nisso. Eu particularmente entendo E acho que todos entendem que é a educação é que faz a transformação. Então eu acho que na medida em que essas pessoas tivessem suas formação, caso eles não tiverem é trabalho na própria cidade, caso eles não tiverem a oportunidade de emprego, eles estão preparados para ir para outros é para outros recursos para outros municípios. Mas eu posso dizer a você a nossa cidade ela absorve bastante mão de obra caso os trabalhadores estiverem preparados.
Falta d’água – “Pelo que eu acompanho dos outros municípios, a gente tem sofrido menos – embora a gente também tem falta de água em alguns bairros da cidade, em alguns momentos – porque Matão é diferente de outros municípios que muitas vezes tem a captação de água de nascente. No nosso caso é poço, então, poço normalmente é só fazer uma ajustagem nas bombas – o que precisou ser feito no início desse mês com muitas queimadas, com muitas faltas de chuva. Mas é uma falta de água por um dia ou por alguns momentos, a gente não tem falta de água, a nossa água é captada de um lugar onde tem água, basta ir ajustando, mas sempre há uma preocupação porque isso tem mais custo e eu posso dizer que a água no meu município, ela não é barata, custa para as pessoas, mas a gente não tem tanta preocupação com falta d’água, pelo menos por enquanto é muito necessário que o clima vá melhorando porque na condição que a gente está vivendo com tanta queimada, com tanta falta de chuva, com tanto calor, com tanta poeira, provavelmente, a gente também possa passar a ter mais problema como tem os outros municípios.”
Água cara – “Existe um contrato, a Águas de Matão é uma concessão feita no município durante 30 anos e ela passou simplesmente metade desse tempo. Em Matão, a gente tem tanto uma concessão de água quanto uma concessão de esgoto. A concessão de esgoto já está há mais tempo e a curto prazo pelo tempo que foi feita a concessão, ela já termina. E aí sim, eu acho que existe uma saída para começar a melhorar para a população, mas, por enquanto, a gente tem que tocar com essa concessão. Desde que eles atendam aquele contrato que foi assinado, a gente não tem como encerrar esse contrato. O que eu peço para a população de um modo geral é a economia, é a revisão, a manutenção para que não tenha perda de água para que as pessoas usem realmente aquilo que for mais bem utilizado possível para que o menos consumo é a saída para pagar menos.”
Composição da câmara – “interessante, , muito bacana, valorizaram as mulheres no meu município. Eu tenho facilidade para é conviver com os vereadores. Eu já fui vereador durante duas gestões antes de ser prefeito e tenho um pouco de conhecimento de como funciona o legislativo. Nessa gestão que nós estamos acabando tivermos uma relação muito boa, de que nada atrapalhou o meu governo. Foi bom para nós, foi bom para o executivo, foi bom para o legislativo, e consequentemente foi bom para a nossa população de Matão, portanto, eu espero uma relação boa novamente. A gente já tem feito algumas conversas. A maioria desses vereadores são amigos meus do passado, alguns já foram vereadores junto comigo, então, eu acredito que a gente consegue sim uma relação muito boa e fazer uma gestão de parceria, uma gestão que traga benefício à população, de divergência, mas divergências saudáveis.”
REVEJA VÍDEOS DA EPTV CENTRAL:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara
Adicionar aos favoritos o Link permanente.