Meio-campista do CSA é suspenso após exame antidoping no ex-clube

O volante Gustavo Nicola

O meio-campista Gustavo Nicola, do CSA, foi suspenso até 1º de março de 2025 pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). A informação publicada pelo ge neste sábado, 12, aponta que Nicola foi flagrado por uso da substância proibida ‘isometepteno’ quando defendia o São José-SP.

  • Receba as notícias do TNH1 em seu WhatsApp

Segundo o site, o nome do atleta foi divulgado na lista de suspensão definitiva da ABCD no último dia 7 de outubro, no entanto, a data do teste não foi informada.

“O atleta foi suspenso por uso de Isometepteno, que é uma das substâncias proibidas, e teve o nome publicado na lista pública de atletas suspensos da ABCD. Com isso, durante o período da suspensão, fica proibido de frequentar o clube até mesmo para treinamentos”, afirmou ao ge Fernando Solera, Coordenador da Comissão de Controle de Doping da CBF e médico oficial de Controle de Doping FIFA e Conmebol.

O TNH1 procurou o CSA para saber o posicionamento do clube sobre o caso. A assessoria de comunicação informou que o clube espera ser oficialmente notificado, mas que o jogador relatou que a substância teria sido flagrada em um exame, em um jogo pelo Campeonato Paulista, provavelmente por uso de remédio para dor de cabeça (Neosaldina), e que um novo julgamento estaria marcado para o próximo dia 16. O Isometepteno é um dos compostos presentes na Neosaldina

O tema, inclusive, foi abordado em reportagens nacionais quando o atacante Endrick, destaque no título brasileiro pelo Palmeiras em 2023 e contratado pelo Real Madri, se tornou embaixador da marca. 

“A medicação em questão, Neosaldina, possui dipirona, cafeína e isometepteno. Este último tem ação estimulante e vasoconstritora e está na lista da Agência Mundial Antidoping (WADA) como substância proibida”, disse Mateus Freitas Teixeira, cardiologista e médico do esporte, que falou sobre o assunto em um texto publicado em dezembro passado no ge. 


Foto: Reprodução / ABCD

Gustavo Nicola tem 25 anos e chegou ao Azulão após se destacar pelo São José, de São José dos Campos-SP. O primeiro volante estreou no empate em 1 a 1 com o Botafogo-PB, no Rei Pelé, em jogo válido pela nona rodada da Série C do Campeonato Brasileiro e rapidamente conquistou a confiança do técnico Higo Magalhães e do torcedor azulino. Ele esteve em campo em dez partidas pela Terceirona e teve o contrato renovado para 2025. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.