No 12 de outubro, Arcebispo de Aparecida pede proteção à Amazônia e aos biomas brasileiros


Sermão de Dom Orlando Brandes na principal celebração do dia em Aparecida (SP) falou sobre esperança. Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida
Thiago Leon/Santuário Nacional de Aparecida
O arcebispo de Aparecida (SP), Dom Orlando Brandes, pediu proteção à Amazônia e aos biomas brasileiros durante a principal missa deste sábado (12), Dia da Padroeira no Santuário Nacional, maior templo católico do país.
“Ó Mãe, Mãe das flores, tornai o mundo um grande jardim. Pela graça da ecologia, que és também a Mãe da Amazônia, e aqui estão os biomas esperando a própria terra ser cuidada e respeitada”, afirmou durante o sermão.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
A cerimônia foi acompanhada presencialmente por cerca de 35 mil fiéis, capacidade máxima por missa no Santuário. Ainda no sermão do Dia da Padroeira, Dom Orlando Brandes também falou sobre esperança.
“Vamos cuidar de nossas crianças dando essa graça de tornarem possibilidade de serem felizes”, disse.
VEJA TAMBÉM:
‘Temos que cuidar uns dos outros e do clima’, diz Papa Francisco em mensagem ao Brasil no Dia da Padroeira
Quais são as principais hipóteses para o motivo de Nossa Senhora Aparecida ser negra?
Em anos anteriores, as mensagens do arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, no 12 de outubro chamaram a atenção por frases contra o armamento, fake news e alertas à população contra o que chamou de ‘dragões’ do ódio, da fome e do desemprego.
Críticas ao desmatamento e queimadas na Amazônia também foram lembradas por ele nos últimos anos. Em 2020, ele criticou as queimadas no bioma. No ano passado, ele fez nova menção ao tema.
Veja fotos do 12 de outubro em Aparecida
A missa solene da manhã, a principal das celebrações de 12 de outubro no Santuário, teve a presença governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
O secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), e o prefeito de Aparecida, Luiz Carlos de Siqueira (Podemos), conhecido como Piriquito, também participaram da cerimônia.
Desde as primeiras horas do sábado, milhares de fiéis visitam o Santuário Nacional de Aparecida. A programação começou com uma vigília, que seguiu até 4h30. A primeira missa foi às 6h. Veja a programação completa abaixo:
0h às 4h30 – Vigília Mariana
5h45 – Alvorada
6h – Missa
9h – Missa Solene
12h – Toque dos Sinos
12h – Missa das Crianças
14h – Missa
15h – Consagração Solene na Basílica Histórica
16h – Missa
18h – Missa de Encerramento
Após a Missa de Encerramento, haverá a Procissão Solene e um show pirotécnico.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.