Oktoberfest Blumenau: 10 fotos que contam a história da 2ª maior festa alemã do mundo


Veja como a celebração se transformou desde o início marcado pela resistência após forte enchente até a inovação para perpetuar o legado. Imagens que marcaram a Oktoberfest 2024
PVG/Reprodução
Traje, músicas alemãs, comidas típicas e muito chopp consolidam, a cada ano, a Oktoberfest Blumenau como a segunda maior do mundo e a mais importante da América Latina. A edição deste ano iniciou na quarta-feira (9) e segue até o último fim de semana do mês.
Completando 40 anos em 2024, são muitas as imagens que representam a celebração de forma tão significativa. O g1 reuniu 10 delas, que contam os principais fatos que ocorreram nessas últimas quatro décadas.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Confira atrações, como chegar e valores de ingressos, chopp e das delícias alemães
Antes de tudo, relembre que a festa iniciou no dia 5 de setembro de 1984. A primeira Oktoberfest foi marcada pela reconstrução de Blumenau após uma grande enchente que atingiu toda a cidade naquele ano.
Na época, foi uma forma que a população buscou para ter pouco de alegria depois de um período de tantas tragédias. A chuva, no entanto, acompanhou a celebração nos anos seguintes.
Atualmente a Oktoberfest Blumenau conta com 19 dias e arrecada mais de R$ 200 milhões para a economia local. Além de empregar mais de 6 mil pessoas, recebe em média 600 mil visitantes todos os anos.
O que você vai encontrar nesta reportagem? Clique sobe o tópico para acessá-los:
Primeira Oktoberfest Blumenau (1984)
A antiga Proeb (1987)
A entrega do Parque Vila Germânica (2006)
A enchente de 2011
Construção do Setor 4 (2015)
Primeira apresentação da banda VoxxClub (2016)
O cancelamento da festa (2020 e 2021)
A retomada da festa (2022)
Nova suspensão da festa (2023)
Construção Boulevard Spaten Garten (2024)
Primeira Oktoberfest Blumenau (1984)
Desde a primeira edição, em 1984, quando 102 mil pessoas passaram pelo antigo pavilhão da Proeb (Fundação Promotora de Exposições de Blumenau), o evento mostrou que veio para ficar e entrar para a história.
Primeira Oktoberfest Blumenau em 1984
PVG/Divulgação
A antiga Proeb (1987)
Retratos da Proeb levam a uma viagem no tempo. A conexão com as raízes é o que mantém a Oktoberfest viva nos nossos corações de todos os blumenauenses.
O local é conhecido hoje como Vila Germânica, conhecida pela arquitetura que relembra as raízes alemãs, no bairro da Velha.
Retratos da Oktoberfest Blumenau
PVG/Divulgação
Entrega do Parque Vila Germânica (2006)
Um marco que simboliza a dedicação em transformar Blumenau em um polo cultural. A entrega do Parque Vila Germânica é um testemunho do compromisso em preservar a herança, ao mesmo tempo, em que se abre para o futuro.
Retratos da Oktoberfest Blumenau
PVG/Divulgação
A enchente de 2011
Uma imagem que demonstra tristeza e resiliência. Em 2011, a Vila Germânica foi severamente atingida pelas enchentes que a cidade enfrentava, mas a força da comunidade e o espírito de união garantiram que a festa renascesse mais forte do que nunca.
Retratos da Oktoberfest Blumenau
PVG/Divulgação
Construção do Setor 4 (2015)
O quarto setor do Parque Vila Germânica, chamado Spaten Platz, é o espaço onde ocorre a abertura oficial da Oktoberfest Blumenau, além disso, no espaço acontecem as apresentações das atrações tradicionais e da velha guarda.
Retratos da Oktoberfest Blumenau
PVG/Divulgação
Primeira apresentação da banda Voxx Club (2016)
Os queridinhos da Oktoberfest, a VoxxClub, se apresenta pela primeira vez em Blumenau na 33ª edição da festa. Alguns dos sucessos da boyband alemã são “Rock Mi”, “Donnawedda”, “Der Wellerman Song”, “I Mog Di So”, “Anneliese” e “A Jeder”.
Primeira apresentação da banda Voxx Club na Oktoberfest
PVG/Divulgação
O cancelamento da festa (2020 e 2021)
Em 2020 e 2021 a pandemia da Covid-19 levou ao cancelamento da festa. A imagem que reflete esse momento nos ensina sobre a fragilidade da vida e a importância de cuidar uns dos outros.
Cancelamento da Oktoberfest por causa da pandemia
PVG/Divulgação
A retomada da festa (2022)
O retorno em 2022 é uma imagem de esperança. As ruas da Vila Germânica voltaram a se encher de risos, danças e tradições, celebrando a vida e a união após tempos difíceis. Assim como em 1984.
Retratos da Oktoberfest Blumenau
PVG/Divulgação
Suspensão da festa em 2023
A festa mais uma vez prova toda sua força e resiliência ao enfrentar mais uma enchente. Em 2023, o evento foi suspenso em dois momentos devido às fortes chuvas que atingiram a região, mas isso não impediu que a equipe, após desmontar praticamente toda a estrutura, voltasse com força total, dando continuidade à festa.
Força-tarefa desmonta Oktoberfest Blumenau após suspensão por conta da chance de enchente
Felipe Sales/Divulgação
Construção Boulevard Spaten Garten (2024)
A mais recente aquisição do Parque Vila Germânica, o Boulevard Spaten Garten, representa a continuidade e a inovação. O novo espaço tem cerca de 3,1 mil metros quadrados e está disponível para a Oktoberfest Blumenau e os demais eventos que acontecem na Vila.  
A Oktoberfest Blumenau não é apenas uma festa, é um retrato de uma história, um mosaico de memórias que se entrelaçam a cada edição. Os blumenauenses hoje, celebram não apenas a cultura e as tradições, mas também os laços que nos fortaleceram ao longo dos anos.
Retratos da Oktoberfest Blumenau
PVG/Divulgação
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.