O que comer antes e depois de correr? Nutricionista dá dicas de alimentos


Profissional reforça que também é preciso cautela na refeição após a prova. Saiba o que comer antes e depois de uma corrida
A corrida de rua é uma atividade física que exige preparação para garantir que o exercício seja prazeroso e benéfico à saúde. Para isso, a alimentação – antes e depois da atividade – deve ser moderada.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Segundo a nutricionista Magda Ramos, o primeiro passo é que o participante não pratique o jejum antes do treino, já que a ação pode gerar hipoglicemia (baixa do nível de açúcar no sangue) e mal-estar durante a corrida.
“Não pode faltar energia para o músculo na prova, então, tem que ter um carboidrato no pré-treino”, orienta.
Até 30 minutos antes de correr, é recomendado o consumo de frutas, saladas de frutas, suco natural e uma proteína, para dar tempo da digestão até o início da prova.
“Além da energia, os alimentos fornecem vitaminas oxidantes, eles diminuem o efeito de radical livre e trazem outros efeitos benéficos durante a corrida”, explica.
Para quem vai correr pela primeira vez, a nutricionista alerta que o dia da atividade física não é o momento recomendado para testar alimentos que não são consumidos usualmente pelo atleta.
A ingestão de novos alimentos deve ser feita até um dia antes da corrida, para entender como o corpo reage.
“Para essa preparação, no pré-treino sempre ter um carboidrato e no pós-treino, carboidrato mais proteína. Além de se hidratar antes, durante e depois do treino”, orienta.
Leia também:
Haja criatividade: ‘Pode vir, próximo dia do cabelo maluco’, brinca mãe de quíntuplos no Paraná; ASSISTA
Escolas públicas: Secretaria de Educação cria novas regras para uso do celular em sala de aula no Paraná
Previsão do tempo: Cidades do Paraná estão sob novo alerta de tempestades, mas sol pode aparecer no fim de semana
O que comer depois de uma corrida de rua?
A alimentação pós-treino também precisa ser cautelosa. Então, depois da corrida, o participante precisa se hidratar com água e fazer o consumo de alguma fruta ou algo mais leve para o corpo descansar.
Se o atleta preferir ir para o almoço depois da prova, é recomendado que o prato tenha carboidrato, como arroz, feijão, batata, massa, vegetal e legume, além de proteína.
Corrida de rua
Guilherme Dalla Barba/SMELJ
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias em g1 Paraná.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.