Lula participa das maiores procissões do Círio de Nazaré, em Belém


Presidente confirmou participação na Romaria Fluvial, Trasladação e Círio. Presidente desembarcou em Belém na noite de sexta-feira (11). Lula concedeu entrevista a jornalistas estrangeiros nesta segunda (22), em Brasília
Ricardo Stuckert/PR
O presidente Lula participa, a partir deste sábado (12), das três principais procissões do Círio de Nazaré: Romaria Fluvial, Trasladação e Círio. Somadas, as procissões reúnem mais de 3 milhões de pessoas pelas ruas de Belém.
Pela manhã, às 9h, Lula acompanhará a romaria fluvial no navio Garnier Sampaio, da Marinha. A embarcação também leva a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
Por volta das 21h30, o presidente estará no palanque do Governo do Estado, na Estação das Docas, para a Trasladação. Em 2023, o evento reuniu mais 1,5 milhão de pessoas.
No domingo (13), o presidente da República também acompanha a principal procissão do Círio e a qual leva o nome da própria festividade.
Lula desembarcou em Belém na noite desta sexta-feira (11), às 21h55, após cumprir agenda em Fortaleza, no Ceará. A última visita do presidente ao Pará ocorreu em março deste ano.
Círio das águas
A romaria fluvial é a quarta das 14 procissões oficiais do Círio de Nazaré. O percurso estimado são 10 milhas marítimas, em torno de 18,500 km.
Com duração de 2h30 aproximadamente, a romaria reúne mais de 50 mil pessoas distribuídas em mais de 200 embarcações.
Círio de Nazaré Belém. Romaria fluvial.
Raimundo Paccó/Frame/Frame/Estadão Conteúdo
A embarcação da Marinha do Brasil leva a Imagem Peregrina em um nicho, seguida por centenas de embarcações de todos os tipos e tamanhos. Em muitas delas é celebrada a santa missa, com momentos de espiritualidade e muito louvor.
Na chegada, na escadinha (Praça Pedro Teixeira), a Imagem é recebida com honras de Chefe de Estado, pela Polícia Militar, fato que se repete desde 1999, a partir da Lei Estadual nº 4.371, de 15 de dezembro de 1971, que proclamou a Virgem de Nazaré Padroeira do Pará, Rainha da Amazônia.
A primeira Romaria Fluvial foi realizada pela então Companhia Paraense de Turismo em 1986.
Trasladação
A primeira Trasladação foi conduzida pelo próprio Governador Francisco de Souza Coutinho, junto com o Capelão do Palácio, Pe. José Roiz de Moura, que levaram a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré em uma breve procissão da Matriz até o Palácio.
Nos anos 70, por ser uma procissão noturna, com clima ameno, as senhoras de mais idade reuniam-se em grupos e seguiam a procissão na corda.
Fiéis participam da trasladação de Nossa Senhora de Nazaré.
Bruno Cruz/Photopress/Estadão Conteúdo
Só em 1988, a Trasladação passou a ter o mesmo trajeto do Círio, mas em sentido inverso, pois antes disso, ela ainda seguia até a Sé tendo a Avenida Governador José Malcher como rua central do percurso.
Amparo. Em 1992, no Círio de número 200, passou-se a colocar um tablado sobre as escadarias do Colégio para celebração da missa, a fim de permitir uma melhor visibilidade da liturgia.
Círio
O primeiro Círio foi realizado na tarde do dia 8 de dezembro de 1793, saindo do palácio do governo. Este roteiro se manteve até 1881. O segundo domingo de outubro só foi definido como o dia de realização da procissão do Círio em 1901.
A imagem que participa das procissões é uma réplica, já que a santa encontrada por plácido tem mais de 300 anos.
Círio de Nazaré 2024: entenda os principais elementos da maior festa católica do Brasil.
g1
Initial plugin text
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA
Adicionar aos favoritos o Link permanente.