Abel Andrade Leal é eleito novo procurador-geral de Justiça para o biênio 2025/2026


Lista com o nome do promotor de Justiça será entregue ao governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), que deverá nomear escolhido em até 15 dias. Abel Andrade Leal é promotor de justiça no Tocantins desde 2001
Francisca Coelho/MPTO
O promotor de justiça Abel Andrade Leal foi eleito como novo procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPTO) para o biênio 2025/2026. A votação aconteceu nesta sexta-feira (11).
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Abel Andrade foi candidato único no pleito e teve 114 dos 115 votos dos membros da instituição que participaram da votação. Com a escolha, a lista com o nome será entregue ao governador do estado, Wanderlei Barbosa (Republicanos), no primeiro dia útil após a votação, na segunda-feira (14). O Poder Executivo terá até 15 dias para nomear o novo procurador-geral.
O eleito vai suceder Luciano Casaroti, que ocupou o posto por dois mandatos consecutivos. Conforme o Ministério, a posse de Abel Andrade será no dia 14 de novembro.
LEIA TAMBÉM:
Áudios revelam como grupo retirava e vendia veículos de pátio de apreensões: ‘Vamos enricar’
Enem 2024: g1 transmite ao vivo Super Maratona de revisão; veja programação de aulas
Caseiro é condenado a 19 anos de prisão por matar professor da rede estadual
Perfil
Abel Andrade Leal Júnior nasceu em Ipiaú (BA) e ingressou no Ministério Público do Tocantins (MPTO) em junho de 2001. Atuou nas promotorias de justiça de Araguacema, Paranã, Colinas do Tocantins, Tocantinópolis, Itaguatins, Guaraí e Porto Nacional.
Foi subprocurador-geral de Justiça e membro do Conselho Superior do Ministério Público. Atualmente, é titular da 2ª Promotoria de Justiça da Capital. Também é chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, coordena o Núcleo de Apoio Remoto às Promotorias de Justiça (NAProm) e preside diversas comissões e comitês no MPTO.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.