Mastologista explica importância do Outubro Rosa na luta contra o câncer de mama


Profissional que atua no Hospital Hélio Angotti apoia campanha da TV Integração que incentiva doações de cabelos para confecção de perucas para pacientes oncológicas Cleber Sérgio da Silva (CRM 30.451), mastologista do Hélio Angotti, afirma que ajuda a pacientes em tratamento contra o câncer é importante
Acervo pessoal
Outubro é o mês dedicado à saúde da mama. O câncer nesta região do corpo é que mais acomete mulheres em todo o mundo. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que só neste ano 74 mil pacientes receberão o diagnóstico da doença. Iniciativas como o “Bem por Elas”, campanha que a TV Integração promove para incentivar a doação de cabelos com os quais são feitas perucas que depois são doadas a pacientes que precisam lidar com a queda capilar durante o tratamento com quimioterapia, ajudam muitas pessoas a lidarem com incertezas.
De acordo com o médico mastologista do Hospital Hélio Angotti, Cleber Sérgio da Silva (CRM 30.451), ações afirmativas que visem a discussão do tema e o alerta às mulheres da importância da realização da mamografia são fundamentais para o diagnóstico precoce, que é a principal arma que garantirá a cura.
“Esse tumor, quando diagnosticado no início, garante cerca de 95% de cura. A mulher precisa cuidar de sua saúde o ano todo. Mas, a maior procura em clínicas de mamografia ocorre ao longo desse mês por conta de toda publicidade sobre o tema”, detalha o especialista.
Hospital Hélio Angotti é referência nacional na luta contra câncer
HHA/Divulgação
“Bem por Elas” representa alívio para muitas pacientes
Além de atuar na instituição filantrópica de combate ao câncer que é referência nacional no tratamento oncológico, Cleber também é diretor técnico do Instituto À Flor da Pele. Ele classifica o “Bem por Elas”, projeto de ação solidária e voluntária que contribui para a confecção de perucas para doação em um hospital oncológico a mulheres em tratamento quimioterápico.
“Essa ação pode parecer simples, mas é extremamente importante para essas pacientes. A quimioterapia invariavelmente leva à queda dos cabelos e essa condição afeta drasticamente a maior parte das mulheres que têm a sua auto-imagem alterada pela calvície e a faz se lembrar diariamente da doença e toda dor psíquica provocada por ela. A calvície é o selo do tratamento oncológico e há uma procura muito grande desses pacientes por perucas que melhoram o estado emocional dessa paciente em seu convívio social”, pontua.
O uso de fios de cabelo natural dá uma leveza e naturalidade à peruca confeccionada e dessa forma contribui para um sentimento positivo de bem-estar da mulher dentro desse cenário tão pesado que é o do tratamento do câncer de mama.
Ainda segundo o médico, outro benefício do “Bem por Elas” é que há uma grande circulação diária de mulheres dentro do shopping onde a ação é realizada e cada uma que passa ali se lembra da importância e da necessidade de fazer sua mamografia.
“Enfim, trata-se de ação solidária, voluntária, social mas acima de tudo da união de diferentes pessoas e profissionais em prol de mulheres já tão judiadas pela aspereza da doença, mas que encontram, muitas vezes numa simples peruca satisfação ao terem a sua auto-imagem melhorada”, finaliza.
Mulheres engajadas em iniciativa durante edição anterior do ‘Bem por Elas’
TV Integração
Programe-se
A 4ª edição do “Bem por Elas”, que incentiva o engajamento feminino em nobres ações, acontece de 7 a 29 de outubro no Shopping Uberaba. Renomados cabeleireiros da cidade fazem cortes de cabelos para serem doados à Associação Vencer para a confecção de perucas, que posteriormente serão entregues a pacientes oncológicas. Também haverá arrecadação de produtos de higiene e beleza.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.