Temporal com chuva de granizo causa estragos em Presidente Prudente


Climatologista explica causa do fenômeno e traz previsão do tempo para o fim de semana. Chuva de granizo atinge região de Presidente Prudente e causa estragos em bairros e distritos
Defesa Civil
Um temporal com chuva de granizo causou estragos na tarde desta sexta-feira (11) em Presidente Prudente (SP). A região mais afetada foi a zona norte da cidade, onde ficam o bairro Residencial Daiane e o distrito de Montalvão, que registraram estragos em casas.
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Segundo informações do coordenador de Proteção e Defesa Civil, Renato Gouveia, as equipes já estão nos locais afetados, prestando auxílio aos moradores e providenciando lonas para cobrir os espaços das residências que foram atingidos pelas pedras de gelo.
“Em Presidente Prudente, há muitos estragos em virtude da chuva com ventos fortes e granizo, principalmente no distrito de Montalvão e no bairro Residencial Daiane. Estamos empenhados em uma ação emergencial”, explicou ao g1.
Em nota, a Prefeitura de Presidente Prudente informou que “fomos acionados para o recolhimento de duas árvores que caíram naquela mesma localidade (entre o Dayane e Montalvão) e as equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente já foram até o local”.
Chuva de granizo atinge região de Presidente Prudente e causa estragos em bairros e distritos
Defesa Civil
Chuvas convectivas 🌧
De acordo com o climatologista, Vagner Camarini, a causa do granizo se dá por conta das chuvas convectivas, que ocorrem devido as diferenças de umidade, temperatura e pressão entre as massas de ar.
“A chuva de granizo sempre acontece de repente, em pequenos pontos. Como estávamos em um período chuvoso e de umidade alta, a chuva estava chegando e ocorreu como se fosse o “aquecimento da chuva”, as chuvas convectivas”, ressaltou.
“Quando o movimento é mais lento, essa umidade sobe, congela e descongela em forma de chuva, porém, quando é muito rápido, ela não chega a descongelar e cai em forma de granizo, normalmente pequeno. Hoje teve uns pontos na minha propriedade mesmo, localizada entre Montalvão e Floresta do Sul, que foram atingidos por pedras bem grandes, até recebi fotos dos funcionários”, enfatizou.
Além disso, Camarini deixa o recado para a população que, caso o morador ouça barulhos e note rajadas de ventos fortes, a orientação é que procure se proteger dos impactos do granizo, como por exemplo, entrando debaixo de alguma cobertura forte e esperar a chuva passar.
Previsão do tempo ☀
Ainda, o climatologista afirmou ao g1 que a previsão é que o sol seja predominante durante o sábado (12) e o domingo (13).
“Para sábado e domingo, a previsão é de tempo bom. Agora com a finalização das chuvas e com a passagem da frente fria vai começar a limpar o tempo, vamos ter predominância de sol em todo este fim de semana”, concluiu.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.