Cidade do Paraná abriga estátua de Nossa Senhora Aparecida com 26 metros de altura; conheça e veja comparações


Neste sábado (12) local deve receber cerca de 70 mil pessoas na romaria em honra a padroeira. [Entra vídeo]
Com pouco mais 11,4 mil habitantes, a cidade de Itaipulândia, no oeste do estado, abriga uma das maiores imagens de Nossa Senhora Aparecida do Brasil. Com 26 metros de altura, ela está localizada no ponto mais alto da cidade, a comunidade Caramuru.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Neste sábado (12), o local deve receber cerca de 70 mil pessoas na romaria em honra à padroeira.
Romaria para Nossa Senhora Aparecida deve reunir cerca de 100 mil cristãos em Itaipulândia
Prefeitura de Itaipulândia
Projetada pelo arquiteto Marcelo Francalassi, a imagem é a maior da América Latina feita totalmente em concreto, segundo a Prefeitura de Itaipulândia. Em Aparecida, São Paulo, há outra estátua da santa que é mais alta, com 50 metros, porém, é feita de aço.
A estátua de Itaipulândia possui manto de quase 100 metros quadrados, cravejado de pastilhas e vazado com algumas estrelas.
A parte interna da imagem tem 80 metros quadrados e possui acabamento em mármore. No local está um pequeno altar com uma imagem da santa onde é possível fazer orações. A entrada do monumento possui a forma do mapa do Brasil.
Imagem de Nossa Senhora Aparecida em Itaipulândia possui entrada com desenho do mapa do Brasil
AEN
Além dela, outros monumentos espalhados no Brasil e pelo Paraná também são atrações turísticas aos devotos. Como por exemplo a Catedral de Maringá, que possui 124 metros de altura.
Não há uma lista oficial das maiores estátuas e monumentos religiosos no estado e no país, mas a seguir o g1 mostra um levantamento que reúne algumas, com comparativo em relação à altura da imagem de Itaipulândia. Veja imagem abaixo:
[entra arte]
A construção do monumento
Imagem de Nossa Senhora Aparecida em Itaipulândia foi construída nos anos 2 mil
Paróquia De Itaipulândia
Inaugurada nos anos 2.000, a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi construída para celebrar os 500 anos do Brasil e também em homenagem aos primeiros moradores da cidade.
Antes de se chamar Itaipulândia, o município era conhecido como Aparecidinha do Oeste por causa da devoção dos pioneiros que chegaram à localidade – onde está atualmente o monumento – nos anos 60 com uma imagem de Nossa Senhora Aparecida.
A cidade mudou de nome devido à construção da Usina de Itaipu que inundou parte da cidade que antes de ser emancipada em 1992 pertencia a São Miguel do Iguaçu, também no oeste do Paraná.
Naquele tempo, a futura cidade organizou-se em torno de uma imagem de Nossa Senhora Aparecida trazida pelo fundador do povoado. Por isso, o lugar foi batizado de Aparecidinha do Oeste.
O nome oficial só começou a ser forjado na década seguinte, época em que a construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu fez inundar metade das terras cultiváveis da localidade.
A tradição da festa
Na área interna do monumento fiéis rezam para Nossa Senhora Aparecida, em Itaipulândia
Gilson Abreu/AEN
A romaria em homenagem à Nossa Senhora Aparecida está na 18ª edição, mas a tradição das orações no local data dos primeiros moradores, conforme informou a paróquia do município.
Após a construção do monumento, grupos passaram a se reunir no local para orações e vigílias à santa. Com isso, surgiu a ideia de iniciar a romaria.
Nos dias que antecedem a festividade, os chamados romeiros fazem uma peregrinação a pé em direção à imagem da santa partindo de cidades como Foz do Iguaçu, a 75 quilômetros de distância.
Segundo a paróquia, o monumento “significa a expressão de fé dos munícipes e proteção para a cidade, pois ela fica voltada para o município”.
Local deve receber cerca de 70 mil fies neste sábado (12)
Prefeitura de Itaipulândia
Ano a ano a festa tem crescido e atraído fiéis de diferentes regiões do Paraná e também de outros estados.
Com isso, a paróquia afirma que está em curso um projeto para construção do Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida ao lado do monumento.
Quando concluído, o santuário será o maior Santuário Mariano do Paraná, afirmou a paróquia. Ainda não previsão para o início da obra.
VÍDEOS: Mais assistidos g1 PR
Adicionar aos favoritos o Link permanente.