Furacão Milton: mais de 1 milhão de moradores buscaram abrigos seguros; ação das autoridades foi fundamental para reduzir danos


O Milton foi rebaixado para categoria 2 pouco depois de chegar ao território americano e, agora, é considerado uma tempestade tropical. Furacão Milton provoca muito estrago em partes da Flórida
Mesmo com intensidade menor do que se previa, o furacão Milton provocou muita destruição.
Os estragos foram filmados em tempo real. Na manhã desta quinta-feira (10), os moradores de Saratosa encontraram a cidade com árvores derrubadas, arrancadas do chão, até um barco foi parar em terra firme. Foi por essa região que o furação Milton entrou na Flórida, em direção ao leste do estado.
Um morador de Tampa, que nasceu na cidade, disse que, em toda a vida, nunca viu nada parecido. As ruas amanheceram alagadas. A cidade estava na rota do furacão. Um terço da população saiu de casa desde o começo da semana por orientação das autoridades, que fizeram inúmeros alertas.
O maior problema na costa oeste do estado, próximo ao Golfo do México, foram as inundações. Mais de 1 milhão de moradores buscaram abrigo em lugares seguros, do governo ou com parentes e amigos. Isso foi fundamental para reduzir os danos com a passagem do Milton.
A costa leste da Flórida foi a mais afetada. Tornados se formaram na região antes mesmo de o Milton tocar o solo. Em Saint Lucie, casas foram destruídas em, pelo menos, seis barros e cinco pessoas morreram. Em Fort Pierce, carros de polícia foram destruídos.
Furacão Milton provoca muito estrago em partes da Flórida
Reprodução/TV Globo
Os tornados foram varrendo tudo que estava no caminho e jogando imensas estruturas a dezenas de metros de onde elas estavam. Um imenso galpão foi destruído durante a passagem do tornado. A primeira parte não existe mais. A estrutura de ferro, muito pesada, foi para outro local. Cabos de alta tensão agora estão desligados porque os postes foram derrubados – em toda a região. No estado da Flórida, cerca de 3 milhões de pessoas amanheceram sem energia elétrica.
Furacão Milton provoca muito estrago em partes da Flórida
Reprodução/TV Globo
Furacão Milton: fotos mostram o antes e o depois de locais atingidos
Na noite de quarta-feira (9), uma família precisou ser resgatada pela polícia depois de ter a casa atingida por uma árvore. Em Clearwater, os moradores de um condomínio ficaram presos com a inundação e só conseguiram sair em barcos. Alagamentos também em Iona.
Furacão Milton provoca muito estrago em partes da Flórida
Reprodução/TV Globo
Os ventos arrancaram pedaços do teto de um estádio esportivo – o local serviria de abrigo equipes de socorro. Os ventos também derrubaram um guindaste, em St. Petersburg.
Na manhã desta quinta-feira (10), o governador da Flórida, Ron DeSantis, afirmou que não foi o pior cenário previsto inicialmente e que a tempestade perdeu força ao tocar o solo. Por isso, não houve tantos prejuízos quanto os registrados duas semanas atrás com a passagem do Helene, que matou mais de 200 pessoas.
O Milton foi rebaixado para categoria 2 pouco depois de chegar ao território americano e, agora, é considerado uma tempestade tropical. Mas algumas regiões foram atingidas por ventos de mais de 200 km/h.
Furacão Milton provoca muito estrago em partes da Flórida
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Furacões como o Milton podem deixar regiões inabitáveis por meses; entenda
‘Dormi no carro’, ‘assustador’ e ‘dor de deixar tudo para trás’: os relatos dos brasileiros que vivenciaram o furacão Milton
Furacão Milton: piscina de resort ‘some’ com avanço do mar na Flórida; veja vídeo
Tornados se espalham em várias cidades da Flórida e são flagrados por moradores; VÍDEOS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.