Audiovisual: ‘Cine Kurumin’ traz diversidade indígena para Salvador

Já pensou em mergulhar por quatro dias na rica diversidade dos povos indígenas, assistindo a dezenas de filmes em uma mostra competitiva? Essa é a experiência que a 9ª edição do Cine Kurumin – Festival de Cinema Indígena oferece. O festival chega à capital Salvador de 17 a 20 de outubro, e o Cineteatro 2 de julho será palco dessa imersão cultural única, com a abertura oficial marcada para às 16h.O Cine Kurumin é uma janela para a produção audiovisual indígena, destacando a potência ancestral dessas imagens em suas expressões da diversidade artística, cultural, cosmopolítica e multiétnica.

Uma janela para as imagens de povos originários, o Cine Kurumin também possibilita o diálogo intercultural com os cineastas indígenas, provocando debates sobre os filmes e as questões indígenas contemporâneas. Esse encontro intercultural cria aproximações com a realidade atual dos mais de 200 povos que vivem no país, somando cerca de 1,7 milhões de pessoas

Thais Brito, diretora e curadora do Cine Kurumin

‘A Transformação de Canuto’

|  Foto: Divulgação

Leia mais:>>> Cineinsite A TARDE: Veja horários dos filmes em cartaz em Salvador>>> ‘Tudo Por Um Pop Star 2’: Atores falam sobre evolução dos personagens>>> ‘Marighella 2’? Neta do político fala sobre suposta continuaçãoNo Brasil, onde há uma grande diversidade de povos indígenas e muitas produções audiovisuais desses povos, o Cine Kurumin é um dos primeiros festivais dedicados à exibição e formação de público para o cinema indígena. 

O Cine Kurumin vem sendo a maior janela de exibição e de culminância das produções cinematográficas indígenas e seus realizadores. Um evento que consegue reunir e representar tantas linguagens, culturas e biomas, um espaço múltiplo e plural, como nossos povos originários. Que seja um grande encontro de realidades diversas e de imaginários possíveis

Bia Pankararu, uma das curadoras do festival

O percurso das narrativas audiovisuais indígenas apresentadas pela equipe curatorial do Cine Kurumin busca apresentar futuros possíveis.

Filme ‘Ibirapema’

|  Foto: Divulgação

Adicionar aos favoritos o Link permanente.