Motoristas de aplicativo reclamam da falta de segurança em Foz do Iguaçu: ‘Saímos de casa bem e não sabemos se a gente vai voltar’


Profissionais relatam onda de assalto e rotina de medo. Nesta semana, um dos motoristas foi agredido durante assalto cometido por passageiros. Motoristas de aplicativo fazem manifestação em Foz do Iguaçu
Motoristas de aplicativo realizaram uma mobilização nesta quinta-feira (10) em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, contra a falta de segurança na cidade. Os trabalhadores denunciam uma onda de assaltos contra a categoria.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
São cerca de 1.200 motoristas de aplicativo atuando na cidade. Em um ato realizado na Praça da Bíblia, eles relataram à RPC o clima de medo e dizem que foram ao menos dez casos de assalto aos profissionais nas últimas semanas.
Na última terça-feira (8), um deles foi esfaqueado por passageiros em uma tentativa de assalto. Saiba detalhes do caso a seguir.
Os motoristas afirmam que em muitas das ocorrências os criminosos pedem a corrida perto de locais como hospitais e Unidades de Pronto Atendimento como forma de não chamar a atenção.
“Está muito perigoso, a segutançs está deixando a desejar, nós não estamos conseguindo trabalhar em paz. Nós saímos de casa bem e não sabemos se a gente vai voltar ferido ou até mesmo morto”, relata o motorista Luiz Fernando Bazanela no ato desta quinta.
Charles Benitez afirma que o número de assalto aumentou nos últimos meses e viveu na pele a violência.
“Eu mesmo tive três tentativas de assalto, na última o cara colocou uma faca no meu pescoço”, relembra.
LEIA TAMBÉM:
Nasceu de novo:’O que tinha na frente ele arrastou’, diz sobrevivente de engavetamento com 17 veículos no Paraná
Oportunidade: Concurso dos Correios oferta mais de 280 vagas para o Paraná com salários de até R$ 6,8 mil
Luto: Quem eram os policiais que morreram no capotamento de caminhonete que deixou outros três PMs feridos na BR-376, no Paraná
Onda de assaltos assusta motoristas de aplicativo
RPC Foz do Iguaçu
Emboscada no fim da corrida
A RPC conversou com um motorista de aplicativo que foi esfaqueado por um casal de passageiros durante uma tentativa de assalto na noite de terça-feira (8) na região do bairro Três Lagoas.
De acordo com o trabalhador, o casal de jovens embarcou na frente de um shopping na Avenida Costa e Silva e se portou normalmente durante a maior parte da corrida. Ele afirma que era a última viagem que faria naquele dia.
Ao chegar no bairro onde seria o ponto final, o casal começou a dizer que não sabia direito onde ficava o endereço. O motorista, então, começou a dar voltas – foi quando os passageiros anunciaram o assalto e começaram a agredi-lo.
O motorista levou golpes de faca na cabeça, nas mãos, e mesmo ferido conseguiu arrancar o carro. No caminho ele viu uma viatura da Guarda Municipal, buzinou, deu sinal de luz e pediu socorro.
Quando viram os guardas, os passageiros saltaram do carro e fugiram por um matagal. Os guardas chamaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o profissional foi levado para o hospital.
Nesta quinta, já em casa, o motorista disse que, apesar do medo, terá que seguir trabalhando.
“Não tem escolha ne? eu vivo do aplicativo, sou o único provedor da minha casa ne? Tenho um filho pequeno, de cinco anos, que é especial, precisa de medicamento, tatamento. […] Bate um medo, um temor, fico a todo momento olhando para um lado, para o outro, até para sair do portão de casa.”
Em nota, a GM disse que equipes estão realizando rondas constantes com abordagens a veículos e moticicletas para evitar furtos e roubos e diz que atua em áreas estratégicas.
Os vídeos mais assistidos do g1 PR:
Leia mais notícias em g1 Paraná.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.