Investigação aponta emissão ilegal de até 40 mil certificados de veículos no RS

Uma investigação realizada pela Polícia Civil e pela Corregedoria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS) revelou a emissão ilegal de mais de 40 mil Certificados de Registro de Veículos (CRLV) no estado. A operação, deflagrada na manhã desta quinta-feira (10), visa combater fraudes que envolvem a impressão irregular de documentos utilizados, em muitos casos, para legalizar veículos clonados ou envolvidos em processos judiciais.

A operação, denominada “Reprodução Indevida”, mobilizou cerca de 80 policiais e ocorreu em diversas cidades do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre, Viamão, Pelotas e Santana do Livramento. Foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão, além da quebra de sigilos bancário e fiscal de três empresas e oito pessoas. Um dos investigados foi preso em flagrante por posse de armas de fogo.

De acordo com a Polícia Civil, a fraude era articulada por grupos de despachantes e funcionários de Centros de Registro de Veículos Automotores (CRVAs), que vendiam os documentos sem exigir a comprovação da propriedade dos veículos. A operação apurou que os documentos eram comercializados por valores entre R$ 15 e R$ 50, em diferentes municípios do estado, sendo enviados por aplicativos de mensagens após o pagamento.

O rastreamento das atividades dos envolvidos mostrou que parte dos certificados emitidos ilegalmente foi utilizada para “esquentar” carros clonados ou com dívidas, facilitando seu tráfego sem a devida regularização. As investigações começaram em Viamão, onde a emissão irregular de seis mil certificados foi confirmada.

Os envolvidos responderão por crimes como falsificação de documentos públicos e privados, associação criminosa e corrupção, enquanto a Polícia Civil segue com as investigações para identificar a totalidade dos veículos legalizados por meio de documentos fraudulentos.


Fonte GZH /

The post Investigação aponta emissão ilegal de até 40 mil certificados de veículos no RS appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.