Ao EPTV1, prefeito eleito de Araras fala sobre os problemas com lixo, saneamento e vagas em creche


Irineu Marretto (PSD) foi eleito com 37,15 % dos votos válidos no domingo (6). Ele expôs ainda seus planos para o atendimento de saúde da população. EPTV1 entrevista Irineu Marretto, eleito prefeito de Araras
Em entrevista à EPTV, afiliada da TV Globo, o prefeito eleito de Araras (SP), Irineu Marretto (PSD) , disse, nesta quinta-feira (10), quais os planos para resolver alguns dos problemas da cidade, como a falta de água, saúde, contratos da Cetesb e educação.
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
Ele também falou sobre o transbordo do lixo e como pretende gerir o município nos próximos quatro anos. (Veja os destaques da entrevista abaixo e vídeo na íntegra acima).
Irineu Marretto foi reeleito com 37,15 % dos votos válidos, o que equivale a 24.681 votos. Já a candidata Professora Regina Carrochel (PP) teve 25,02% dos votos e ficou em 2º lugar.
O prefeito eleito de Araras, Irineu Marreto, em entrevista à EPTV
Reprodução EPTV
MAIS SOBRE A ELEIÇÃO EM ARARAS:
PREFEITO : Irineu Marreto (PSD) é eleito prefeito de Araras com 37,15% dos votos válidos
VEREADORES: veja os 11 vereadores eleitos em Araras
RESULTADOS: veja a apuração completa da eleição em Araras
Confira o que Irineu Marreto falou sobre:
Falta de água: “Em Araras nós temos três bacias hidrográficas, a Usina São João, onde rio está longe do centro populacional, e temos a bacia das Furnas, que é onde temos hoje as duas represas, uma delas toda assoreada. Nós temos a água do Rio Mogi Guaçu que também é servida, é tratada pelo serviço de água e esgoto do município de Araras. Mas o rio também está com a água muito baixa e as represas de Araras estão mais que baixas, mas nós temos um problema lá que uma perda de água em torno entre 30% a 40% da água tratada. Nós temos que trabalhar e detectar onde estão esses vazamentos, que são canos antigos lá da cidade, e trabalhar em cima disso daí para que consigamos aproveitar no mínimo mais 10% a 15% da água tratada. Isso já significaria como se tivesse uma represa a mais o município.”
Tratamento de esgoto: “Nós temos um problema muito sério, Araras tomou tantas multas da Cetesb, que não dá mais licença de operação de um loteamento novo, porque não pode jogar os dejetos na rede de esgoto. Para que o município tenha mais habitação, para que volte os loteamentos e as pessoas possam construir é necessário que se faça um termo de ajuste de conduta com o Ministério Público e o município comece a implantar de imediato a estação de tratamento de esgoto, que só não tem a licença de operação porque não tem a estação de tratamento de esgoto no município.”
Transbordo do lixo: “Acho que já fazem uns 15 dias que não fazem o transbordo do lixo para o depósito em Paulínia. Acredito que seja por falta de pagamento e estamos vendo os contratos. O contrato que a prefeitura tem com a empresa termina no mês 11, não tenho todos os dados aqui, mas eu entraria no governo com todos os contratos parados . Você imagina chegar dia primeiro, primeira semana, o primeiro mês, o segundo mês para fazer uma licitação. Sempre demora em torno de uns três meses, imagina a cidade ficar no estado calamitoso de sujeira e o que pode proliferar isso daí de mal para saúde das pessoas. Enfim, nós temos que procurar a promotoria pública para que esses contratos sejam alongados até, no mínimo, março para que possamos fazer nova licitação, mas essa situação que está a Prefeitura Municipal de Araras hoje é calamitosa.”
O prefeito eleito de Araras em entrevista à EPTV
Reprodução EPTV
Call center da Saúde: “Seria um pronto-socorro em parceria com Hospital do município de Araras e Hospital São Luiz para atender todas as crianças na área de pediatria. A prefeitura pagaria os médicos, pagaria todos os médicos, médicos pediatras para dar plantão no mínimo no mínimo de 18 horas/dia. E para isso daí já estamos conversando com a Santa Casa e acredito que vamos conseguir ter o apoio da Santa Casa também porque não adianta somente o prefeito querer, é preciso que a Santa Casa que tem um CNPJ diferente, prefeito não pode mandar na Santa Casa, tem que ser parceria.”
Saúde: “A partir da próxima semana vamos fazer a transmissão dos contratos da prefeitura e aí que nós vamos tomar a consciência do que realmente a prefeitura está em falta. Nós temos uma faculdade em Araras e essa faculdade conseguiu um hospital lá no município e deve ser um hospital-escola para atender principalmente os SUS. Eu tenho visto vários hospitais-escolas para ver como que funciona e funciona muito bem. Hoje nós temos um problema seríssimo em Araras que fecharam o pronto-socorro que estava na Santa Casa e passaram esse atendimento para a Hospital da Mandic. Eu acredito que foi muito cedo, foi como se tivessem tirado um bolo do forno e ele não tá assado. Porque hospital ainda da Mandic não está em condições para poder receber a população de Araras. Acredito que a hora que o hospital estiver com os leitos que está programado, 300 leitos, um pronto-socorro com todos os equipamentos necessários, acredito que a população também vai ser bem atendida.”
Educação: “A educação nós começamos pela creche. A demanda em Araras hoje está por volta em torno de 300 a 400 crianças a nível de creche e nós temos escolas suficientes na área de educação de ensino básico. E volta para lá agora como secretário da educação o Bruno Rosa, que já foi secretário da educação em Araras, e ele está como secretário da educação em Piracicaba. Com certeza quando ele foi secretário toda a rede de professores, monitores e serventes trabalhavam muito bem satisfeitos com ele e espero que continue dessa mesma forma.”
REVEJA VÍDEOS DA EPTV CENTRAL:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara
Adicionar aos favoritos o Link permanente.