Natal: 3 dos 29 vereadores eleitos são abertamente LGBTQ+

A presença de pessoas da LGBTQIAP+ na Câmara Municipal é peça chave na promoção, criação de políticas públicas e representatividade de parte dessa população em decisões da cidade. Na capital potiguar, 3 dos 29 parlamentares eleitos no pleito de 2024 são abertamente membros da comunidade. 

Embora pequeno, em comparação com 2020, o número representa um aumento já que na antiga bancada somente Brisa Bracchi é assumidademente bissexual. Agora em 2024, se juntam a Bracchi, que foi reeleita e também a mulher mais votada do PT em Natal, as novatas Thabatta Pimenta (PSOL), primeira mulher trans a ocupar uma cadeira na Câmara de Natal, e Samanda Alves (PT), que é lésbica assumida. 

Mesmo tendo renovado em 51% das cadeiras municipais, a maioria da bancada potiguar na Câmara é de centro-direita, com siglas como União e Republicanos formando a maioria da Casa. Neste pleito, 6 candidaturas progressistas conquistaram uma vaga, sendo 3 delas parte dos 7 mais votados da cidade, com as duas maiores votações da história do PT em Natal e também a mulher mais votada.

Parlamentares LGBTs compõem a bancada feminina e progressista

Além de compor a bancada progressista da Casa, Thabatta, Brisa e Samanda são metade das 6 mulheres eleitas neste pleito. Ao todo, as parlamentares femininas representam 20% do total de vagas, mas, apesar de parecer pouco, o valor ficou acima da média nacional, que foi de 18,24%.

As outras três mulheres são Camila Araújo (União) e Nina Souza (União), parlamentares reeleitas, e a novata Anne Lagartixa (Solidariedade). Apesar de mulheres, as vereadoras ocupam diferentes espectros políticos, com algumas mais à direita e outras mais à esquerda.

Saiba +: Câmara de Natal mantém mesmo número de mulheres em comparação a 2020

Conheça

A Agência Saiba Mais já tinha realizado o levantamento de todas as candidaturas progressistas eleitas neste pleito. Clique aqui e conheça a outra metade da bancada.

Thabatta Pimenta (PSOL)

Se consagrando a mulher mais votada neste ano em Natal e também a primeira travesti a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal em toda a história da cidade, Thabatta Pimenta quebrou dois recordes no mesmo dia. Acumulando 7.085 votos neste pleito, a carnaubense entra para a história do estado pela segunda vez já que, em 2020, se tornou a primeira vereadora trans da história do Rio Grande do Norte, quando se elegeu em Carnaúba dos Dantas, município do interior potiguar.

Brisa Brachhi (PT)

Sendo a parlamentar feminina do PT mais bem votada na história da Câmara de Natal com 6.877 votos, Brisa também foi reeleita vereadora. No pleito passado, a parlamentar já tinha feito história sendo a candidata mais jovem a ocupar a cadeira na Câmara.

Brisa Bracchi durante audiência desta segunda (28) Foto: Francisco de Assis
foto: Francisco de Assis

Filha de trabalhadores da praia, mulher negra, bissexual e historiadora pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Brisa Brachhi também foi eleita a parlamentar destaque em 2022 e é a líder da oposição do atual prefeito de Natal Álvaro Dias (Republicanos). 

Samanda Alves (PT)

Engenheira de Computação, feminista e vice presidente do PT Natal, Samanda Alves conquistou uma nova cadeira na Câmara dos vereadores. Eleita pela primeira vez, a parlamentar é filiada ao PT há 20 anos e já foi assessora da governadora Fátima Bezerra por duas décadas, enquanto deputada, senadora e governadora.

foto: reprodução

Ciclista, namorada de Marina e ex aluna do IFRN, Samanda já assumiu a subsecretaria do Trabalho, Emprego e Renda do RN e já coordenou o Conselho Nacional de Combate à Discriminação e a Politica Nacional para LGBTs. 

Leia também: 

Thabatta Pimenta: mulher mais votada em Natal e 1ª travesti na Câmara

Samanda amplia bancada do PT e tem desafio de ser das poucas mulheres eleitas

The post Natal: 3 dos 29 vereadores eleitos são abertamente LGBTQ+ appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.