Grupo de teatro Facetas celebra 25 anos com programação gratuita em Natal

O Grupo de Teatro Facetas, Mutretas e Outras Histórias, celebra seus 25 anos de existência em 2024 com uma série de eventos gratuitos no Território de Educação, Cultura e Economia Solidária (TECESol), localizado, no bairro Neópolis, em Natal, num espaço cultural criado pelo próprio grupo. Desde sua fundação, em 1999, no pátio da Escola Estadual Berilo Wanderley, o Facetas tem se destacado por seu trabalho no teatro popular, abordando questões sociais e promovendo a formação cidadã por meio da arte. A programação comemorativa ocorre entre os dias 9 e 12 de outubro e inclui cinema, teatro, debates e música.

O grupo também aproveita o marco para anunciar o retorno do Cineclube Boi de Prata, projeto realizado entre 2010 e 2012, e agora reativado através da Lei Paulo Gustavo, da Fundação José Augusto e do Governo do Estado. “Com a aprovação da Lei Paulo Gustavo, vamos poder renovar nossos equipamentos de som e projeção, e retomar a exibição de filmes, principalmente nacionais e potiguares, com foco no cineclubismo”, conta Rodrigo Bico, ator e produtor do grupo.

Ao longo de sua trajetória, o Grupo Facetas foi responsável por montagens teatrais que marcaram a cena artística potiguar, além de fundar o TECESol, em 2008, que se tornou um importante espaço de produção e circulação cultural. “O TECESol sempre foi um espaço aberto para ensaios e apresentações, não só do nosso grupo, mas também de outros que produzem teatro e cultura no Rio Grande do Norte”, explica Bico.

A programação comemorativa começa no dia 9 de outubro com a retomada do Cineclube Boi de Prata. O evento incluirá uma roda de conversa sobre a importância do cineclubismo na difusão do cinema potiguar, seguida pela exibição do filme “Boi de Prata” (1981), o primeiro longa-metragem potiguar. A noite se encerra com a apresentação do Boi de Reis Estrela D’Alva, grupo folclórico de São José de Mipibu.

Foto Bruno Martins
Foto Bruno Martins

O dia 10 de outubro será dedicado ao projeto “CineTeatro – A Tela é um Palco”, que consiste na exibição de filmagens de espetáculos teatrais potiguares. Neste dia, será exibido o espetáculo “O Bizarro Sonho de Steven”, do Grupo Facetas, que completa 15 anos desde sua estreia. A exibição será seguida de um bate-papo sobre o teatro experimental em Natal.

Já no dia 11 de outubro, será realizada uma palestra com Albino Rubim, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), sobre os desafios das políticas culturais no Brasil. A noite contará ainda com homenagens aos integrantes do Grupo Facetas e será finalizada com um show de Sérgio Groove e Khrystal, no espetáculo “Duo Groove & Khrystal”.

Encerrando as comemorações, no dia 12 de outubro, o grupo apresentará o espetáculo infantil “Sal, Menino Mar”, que aborda questões ambientais como o descarte responsável de resíduos sólidos. A peça será a primeira apresentação da Caravana Sal, Menino Mar, que circulará por escolas públicas em várias cidades do Rio Grande do Norte. “É um espetáculo infantil, mas que trata de questões sociais e ambientais importantes, como o descarte responsável do lixo”, acrescenta Bico.

História de transformação pela cultura

Rodrigo relembra que desde sua criação, o Grupo Facetas se posicionou como um agente transformador no cenário cultural potiguar. Com espetáculos voltados para o debate de questões sociais e um trabalho voltado à formação artística, o grupo ganhou destaque ao criar o TECESol, que se consolidou como um dos principais polos culturais do estado. “O TECESol nasceu com o objetivo de descentralizar a produção artística da zona leste de Natal, trazendo mais atividade para a zona sul da cidade”, ressalta Bico.

Um dos marcos do Grupo Facetas é a abordagem de temas sociais em seus espetáculos, como ressalta o produtor. Desde 2018, a peça infantil Sal, Menino Mar traz à tona a importância do descarte correto de resíduos sólidos, alinhando teatro e conscientização ambiental.

“A gente faz toda uma reflexão sobre isso dentro do espetáculo”, explica o ator, ressaltando que questões como aquecimento global e queimadas estão cada vez mais presentes no noticiário e, por isso, “a importância da gente cuidar do meio ambiente é premente”. A peça segue em circulação com a Caravana Sal, Menino Mar, que percorre cidades como Parnamirim, Macaíba e Natal, levando, além do espetáculo, palestras e oficinas de reciclagem em parceria com a ONG Oceânica.

O grupo também promove a inclusão de jovens e o fortalecimento de políticas culturais. Em 2024, o Grupo passa a coordenar o Comitê de Cultura do Rio Grande do Norte, ligado ao Programa Nacional dos Comitês de Cultura do Ministério da Cultura.

Ao longo de sua trajetória, o grupo sempre manteve um compromisso com a cidadania e o uso da arte como instrumento de reflexão e transformação social. “A arte para nós sempre foi uma forma de levar questões sociais para o palco, fazendo com que o público, especialmente as crianças, reflita sobre temas importantes como o meio ambiente”, pontua o ator.

Comemorações dos 25 anos do Grupo Teatro Facetas

9/10 – Lançamento do Cineclube Boi de Prata

  • 19h: Bate-papo “A Importância do Cineclubismo na Difusão do Cinema Potiguar”
  • 19h45: Exibição do filme “Boi de Prata”
  • 21h15: Apresentação do Boi de Reis Estrela D’Alva (São José de Mipibu/RN)

10/10 – CineTeatro – A Tela é um Palco

  • 19h30: Exibição do vídeo do espetáculo “O Bizarro Sonho de Steven”
  • 20h30: Bate-papo “Vanguarda e Teatro Natalense: Risco e Experimentação em Cena”

11/10 – Facetas, Festa e Formação

  • 19h: Palestra “Os Desafios das Políticas Culturais no Brasil” com Albino Rubim
  • 20h: Homenagens aos 25 anos do Facetas e celebração do Programa Nacional dos Comitês de Cultura
  • 20h30: Show “Duo Groove & Khrystal”

12/10 – Lançamento da Caravana Sal, Menino Mar

  • 10h: Apresentação do espetáculo infantil “Sal, Menino Mar”

The post Grupo de teatro Facetas celebra 25 anos com programação gratuita em Natal appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.