Aprenda a fazer o delicioso suspiro da confeiteira Aline Porto

Talento que passa de pai para filha, foi assim o primeiro contato de Aline Silva Porto com a confeitaria. Nascida e criada em Leopoldina, mas residente de Juiz de Fora desde 2014, Aline teve o primeiro contato com a arte da confeitaria com o pai, que fazia doces, em especial o mineiríssimo doce de leite, e vendia em feiras e estabelecimentos locais. Foi só mais tarde, enquanto ainda atuava na área da saúde, em 2016, que Aline começou a fazer e vender os próprios doces. 

Antes mesmo de pensar em vender sua produção, a confeitaria entrou na vida de Aline como um hobby. Passando por algumas situações estressantes, foi durante uma visita a uma loja de artigos para festas de Juiz de Fora, que ela descobriu que grandes empresas do ramo ofertavam cursos sobre doces. Foi o pontapé para que ela pudesse se reconectar com a paixão que havia adquirido durante a infância com o pai. A partir daí, o suspiro deixou de ser apenas um doce, para ser também o alívio que Aline encontrava durante a produção do quitute durante os finais de semana.

Ao se dar conta da alegria que aquela receita lhe dava, Aline resolveu deixar o emprego e passar a estudar e se aperfeiçoar na área, fazendo diversos cursos sobre suspiro com diferentes e renomados chefs confeiteiros. Assim surgia a “Delícias Tia Ninha” que, tempos depois, viria a se tornar Aline Porto Confeitaria Artesanal.

No início, ela trabalhava apenas com o suspiro tradicional e o personalizado para festa, como suspiros em formato de flor e pássaros. Mas ela não se contentou apenas com o suspiro e foi estudando cada vez sobre o mundo da confeitaria. Em 2021, fechou uma parceria com uma empresa de sorvetes para produzir as sobremesas do catálogo de inverno daquele ano, o que gerou, ao todo, uma média de 10 mil brownies. 

tratadaalineporto2
(Foto: Arquivo Pessoal)

Atualmente, o catálogo da Aline Porto Confeitaria Artesanal não para de crescer, com as pipocas gourmet de ninho e napolitano, os sabores mais procurados. Ela também passou a fazer salgados com os ensinamentos do filho,  que havia feito curso no Senai. “Atualmente, tenho focado na produção de cookies artesanais, incluindo os recheados. Além disso, também voltei a produzir produtos salgados. Um dos destaques é quiche de alho poró, que aprendi com meu filho, na época em que ele realizou um curso de aprendizagem industrial no Senai”, disse.

Atualmente, o negócio escalou tanto, que já é possível adquirir os produtos sob encomenda. E o futuro já a espera de portas abertas, já que, para 2025, Aline está com um novo projeto no forno: a abertura da loja física da Aline Porto Confeitaria Artesanal.

Apesar de o catálogo estar cada dia mais diverso, Aline escolheu para partilhar na receita de família a receita que foi o pontapé da sua trajetória. “Mesmo que hoje meu foco tenha saído do suspiro, ele sempre terá um lugar guardado no meu coração, por tudo o que ele significou para mim. Por isso, decidi compartilhar uma das receitas de suspiro que gosto.”

tratadaalineportosuspiro
(Foto: Arquivo Pessoal)

Receita do Suspiro Tradicional de Limão

Ingredientes

125 gramas de claras de ovo

250 gramas de açúcar refinado peneirado

100 gramas glaçúcar peneirado (açúcar de confeiteiro extrafino, com amido de milho)

2 gramas de extrato de baunilha em pó

Raspas de limão a gosto.

Modo de preparo

Coloque as claras e o açúcar refinado em um bowl de vidro e leve em banho maria ao fogo baixo, mexendo até dissolver todo o açúcar e o líquido perder a viscosidade. Em seguida, despeje o líquido no bowl da batedeira e bata em velocidade alta até o merengue atingir a temperatura ambiente. O ponto correto é um ponto de bico. Após, acrescente o glaçúcar misturado com a baunilha em pó e as raspas de limão. Vá envolvendo delicadamente com o auxílio de uma espátula até tudo estar completamente misturado.

Com auxílio de um saco de confeitar e um bico (1M), é possível usar a criatividade confeitando pingos e rosetas, sempre forrando a assadeira com papel manteiga. Leve ao forno pré-aquecido em temperatura baixa (80°) por aproximadamente 2 horas ou mais (depende da variação de temperatura do forno). Para fornos convencionais, utilize uma colher de madeira para deixar a porta do forno aberta. Quando o suspiro estiver firme e seco, pode retirar e colocar em potes hermeticamente fechados.

Caso opte por fazer um suspiro colorido é só adicionar algumas gotas de corante em gel hidrossolúvel na cor desejada.

O post Aprenda a fazer o delicioso suspiro da confeiteira Aline Porto apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.