TJAL viabiliza serviços profissionalizantes e de saúde para mulheres, em Maceió e Arapiraca

A terceira edição da Arena do Empoderamento Feminino, da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), oferta em parceria com o Sistema Fecomércio,  na próxima segunda (12), no Sesc Guaxuma, das 9h às 14h, serviços jurídicos, de saúde, beleza e autocuidado para mulheres do litoral norte da capital em vulnerabilidade social ou em situação de violência. 

Em Arapiraca, Agreste do estado, as ações da Arena do Empoderamento Feminino serão realizadas no Serviço Social do Comércio (Sesc), dia 16/08,  das 8h às 15h, com oferta de serviços de emissão de documentos, exames médicos, vacinação, oficinas profissionalizantes, atividades recreativas para crianças, entre outros. A ação acontece em parceria com o Cesmac do Agreste.

A ação integra as programações do Agosto Lilás, mês de conscientização e combate à violência contra a mulher. A campanha sensibiliza e informa a população sobre a identificação de situações de violência e informa os canais disponíveis para denúncias, promovendo uma rede de apoio e proteção para as vítimas. 

Autoestima e empoderamento

Eliana Machado, juíza coordenadora da Mulher do TJAL, destaca que a proposta da Arena do Empoderamento deste ano é atender a um público que está mais afastado do Centro da capital e que, muitas vezes, não tem fácil acesso a serviços como os que serão ofertados.

“Atenderemos mulheres da região de Guaxuma e de parte do Benedito Bentes com a intenção de levar serviços que geralmente elas não têm acesso. Informações sobre a rede de proteção à mulher, assim como serviços que elevam a autoestima, também são importantes no processo de empoderamento feminino”, ressaltou.

Arena do Empoderamento em Maceió

Em Maceió, oficinas de automaquiagem, mídias sociais e amarração de turbantes e e serviços de beleza e autocuidado, como corte  de cabelo e massagem serão realizadas pelo Senac. O Sesc também disponibilizará oficinas de reaproveitamento de alimentos e saúde reprodutiva da mulher e a Ong CDDM levará oficina de crochê.

Além disso, atendimento médico, jurídico e nutricional serão realizados em parceria com o Centro Universitário Cesmac. Aferição de pressão, índice de massa corpórea e glicemia e atendimento psicossocial com a equipe da Casa da Mulher Alagoana e Juizados de Violência Doméstica da capital também fazem parte da programação do evento. 

CadÚnico e Defensoria Pública também participarão da ação. A Casa da Mulher Alagoana também realizará atendimentos. A ação também contará com a presença do presidente do TJAL, desembargador Fernando Tourinho, que fará a abertura do evento, que prevê e sorteios de brindes e apresentação artística e cultural.

Arena do Empoderamento Arapiraca

Em Arapiraca, na região Agreste, a ação beneficia mulheres assistidas pelo Juizado de Violência Doméstica e Familiar do município, além de participantes de projetos sociais do Sesc e da Prefeitura Municipal. 

Ações como emissão de documentos, atualização do CadÚnico, exame de citologia, espaço de coleta para doação de sangue, prevenção ao câncer de mama e atendimentos de beleza com designer de sobrancelha, esmaltação e limpeza de pele estão na programação.

Outras oficinas profissionalizantes e e serviços serão ofertados em parceria com Sesc, Senac, OAB, Cesmac, Prefeitura, Unimed, Hospital do Amor, Patrulha Maria da Penha e Delegacia de Defesa da Mulher.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.