TSE aprova apoio da Força Federal e reforço policial em João Dias

Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o envio de apoio da Força Federal ao município de João Dias, no Alto Oeste potiguar, para garantir a segurança dos eleitores no dia 6 de outubro. A decisão seguiu o entendimento do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-RN), que acatou o pedido do juiz da 41ª zona eleitoral após o assassinato do ex-prefeito Marcelo Oliveira, então candidato à reeleição, e de seu pai, Sandir de Oliveira, em 27 de agosto.

O município terá ainda o reforço de mais de 40 policiais e oito viaturas no processo eleitoral e a Polícia Militar já intensificou o policiamento ostensivo após o crime. Na eleição anterior, João Dias enfrentou desafios de segurança, incluindo a presença da Força Federal, que enviou um tanque para a cidade.

Outras 62 cidades do RN também solicitaram reforço de segurança para o pleito. A presidente do TRE-RN, desembargadora Lourdes Azevedo, apresentou o plano de segurança estadual em uma reunião com juízes eleitorais, onde foram discutidas questões administrativas e de logística. No plano, a Polícia Militar será responsável por mobilizar 8,2 mil agentes em 1.523 locais de votação de 4 a 6 de outubro.

A Justiça Eleitoral terá ainda o apoio das polícias Civil, Federal, Penal e Rodoviária Federal (PRF), além de guardas municipais de 40 municípios e Corpo de Bombeiros. A PM ficará responsável pelas rondas motorizadas nos locais onde as urnas eletrônicas ficarão armazenadas, a guarda dos locais de votação e a escolta das urnas até os pontos de transmissão de dados.

Segundo o comandante-geral da PM, coronel Alarico Azevedo, a Sala de Comando e Controle funcionará na sala do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), dentro do Centro Administrativo do Estado, em Natal, onde haverá acompanhamento de todos os policiais em cada local de votação dos 167 municípios do Estado.

Já a PRF auxiliará o transporte das urnas sorteadas para passarem por auditoria. Segundo o inspetor da instituição, Péricles Venâncio, a PRF ficará responsável pela “intensificação das ações de segurança viária, nos principais corredores viários do Estado, para evitar acidentes e proporcionar a fluidez do tráfego”.

Cosern apresenta plano ao TRE. A Cosern apresentou seu plano para as eleições municipais nesta terça-feira 24, visando garantir que o pleito ocorra sem interrupções no fornecimento de energia em todo o Estado. Segundo a diretora-presidente da empresa, Fabiana Lopes, o plano inclui ações preventivas e o acompanhamento em tempo real dos locais de votação no RN.

O plano, que começou a ser desenvolvido meses antes da eleição, envolve a vistoria e manutenção da rede elétrica, com um reforço operacional no dia 6 de outubro. A equipe será ampliada em 30%, e haverá um canal direto de comunicação com a Secretaria de Segurança Pública e o TRE-RN. A Cosern também contará com subestações móveis para atender a emergências nas regiões Metropolitana, Seridó e Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.