#MeRepresenta: Tati e Sandro querem pauta animal e educação na Câmara 

Com uma candidatura popular, Tati Ribeiro e Sandro Pimentel vão concorrer juntos a uma vaga na Câmara Municipal de Natal. Ribeiro, que já tentou o pleito outra vezes, e Sandro, ex-vereador por dois mandatos e ex-deputado estadual, defendem uma cidade com mais vagas nas creches, com ações voltadas para causas animais e uma empresa pública de ônibus. 

Tati é natural de São Paulo e veio para Natal anos atrás para coordenar a rede de cursinho popular Emancipa, iniciativa gratuita que dá aulas para quem quer se preparar para o ENEM. No Rio Grande do Norte, se apaixonou pela causa animal, e fortaleceu ainda mais a parceria de amizade e militância com Sandro.

Sandro, por sua vez, tem uma longa trajetória como vigilante da UFRN e sindicalista. Foi dirigente do Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior do Rio Grande do Norte — que representa os técnico-administrativos da UFRN — e atualmente está na direção nacional da Fasubra, que reúne os sindicatos de técnico-administrativos da educação federal Brasil afora.

Em seu leque de propostas, a candidatura pretende cuidar de pautas “centrais” para o mandato como educação e a causa animal. 

“A nossa cidade está abandonada. Por isso, nós temos que cuidar daquelas pautas que são centrais, como a educação, para garantir que haja vagas nas creches para todas as crianças. Precisamos voltar para a causa animal que está abandonada, que o hospital público veterinário dá uma vergonha. E cuidar também dos terceirizados que têm seus salários atrasados e que são abandonados pelas secretarias.”, disse Tati. 

As candidaturas coletivas são um fenômeno que se popularizou a partir de 2016 na política nacional. O arranjo não é regulamentado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por isso, normalmente, uma pessoa se inscreve como a candidata principal da chapa, mas todos atuam como “cocandidatos”. Quando são eleitos, normalmente os “cocandidatos” se tornam assessores e auxiliam na rotina parlamentar, com diferentes atribuições políticas. 

Principais propostas: 

Um dos temas centrais citados pela candidatura é a abertura de mais vagas nas creches, que segundo eles, são “um direito e precisam ser públicas”. Para isso, Tati explicou que é necessário terminar os serviços daquelas obras que estão paradas e estagnadas por longos períodos. 

“É preciso que a prefeitura retome as obras, como por exemplo a obra lá no Alvorada, de um Cmei, que até hoje não foi resolvida. Para além das creches, que precisam ser retomadas, é preciso construir novas creches. É assim que se garante que as vagas cheguem para que todas as crianças estejam na escola.”, explicou a educadora. 

Para o transporte público, Tati defende que a capital potiguar necessita de uma licitação pública e que o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (SETURN) precisa parar de “mandar” na prefeitura. A educadora ainda explicou que inúmeras linhas de ônibus foram retiradas de circulação na pandemia do Covid-19 e que, até agora, quase nenhuma voltou a circular. 

“Nós precisamos de licitação para as empresas de ônibus e, muito em breve, uma empresa pública de ônibus. A gente quer levar esse projeto de lei para que a gente consiga mudar a realidade de natal com mais ônibus e também com ônibus de mais qualidade. Porque o que a gente tem é o ônibus caindo aos pedaços”, diz. 

Tati tem o desejo de levar pessoas como ela para a Câmara dos vereadores. “Mulheres negras, LGBTQS, pessoas como eu, periféricas, não são realidade na Câmara Municipal de Natal”, dispara. Para isso, o mandato tem como objetivo levar pessoas que representam o povo, para ocupar esses espaços que lhe são negados. 

“Eu estando lá dentro, claro, ajuda, mas é preciso participação popular real. Por isso, os espaços que são para discussão e o espaços que estão ali para a gente levar as pessoas, precisam ser ocupados. Como a gente fazia no mandato de Sandro Pimentel, levando pessoas como mulheres de presos para dentro da Câmara.”, defendeu. 

O projeto Me Representa

O Me Representa é uma iniciativa que busca dar visibilidade a candidatos de grupos sub-representados no cenário político, promovendo um espaço para que eles apresentem suas propostas e respondam a perguntas essenciais para o eleitorado. Todos os participantes respondem a questões relacionadas às pautas do mandato, participação popular, educação e creches, e transporte público. Essa abordagem ajuda o eleitor a entender melhor as posições de cada candidato sobre temas relevantes para a cidade.

The post #MeRepresenta: Tati e Sandro querem pauta animal e educação na Câmara  appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.