Morre Arnon Andrade, primeiro diretor geral da TVU da UFRN

Precursor da TV Universitária no Rio Grande do Norte, o professor aposentado Arnon Andrade faleceu aos 85 anos de idade. O professor, que dedicou mais de 30 anos à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, exerceu o cargo de pró-reitor de Extensão, entre os anos de 1995 e 1999, contribuindo para os projetos Trilhas Potiguares, Cientec e Probásica, tradicionais da instituição, assim como ajudou na criação da Televisão Universitária (TVU) .

O professor também foi responsável pela fundação do primeiro Mestrado e coordenou a criação do primeiro Doutorado, ambos em educação, da UFRN. Além de Pró-reitor de Extensão, Andrade fundou a Revista Educação em Questão no ano de 2017, que se refere a um periódico online do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da universidade. 

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), lamentou o falecimento do professor e destacou a importância do seu legado na instituição. 

“A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) lamenta o falecimento do professor aposentado Arnon Alberto Mascarenhas de Andrade, que deixou um legado inestimável para a instituição de ensino. Foram mais de 30 anos dedicados à UFRN, onde exerceu o cargo de pró-reitor de Extensão entre os anos de 1995 e 1999. Arnon de Andrade contribuiu de forma essencial para os projetos Trilhas Potiguares, Cientec e Probásica, assim como participou da criação da Televisão Universitária (TVU) e da implantação do Projeto Satélite Avançado de Comunicações Interdisciplinares (Saci), que levou programas educativos a diversas regiões do Rio Grande do Norte. Pelo compromisso com a formação e o desenvolvimento educacional, prestamos nosso reconhecimento e expressamos o profundo pesar pelo seu falecimento. Aos familiares e amigos, nossa solidariedade neste momento de profunda tristeza. 

José Daniel Diniz Melo
Reitor 

Henio Ferreira de Miranda
Vice-reitor”, disse a instituição em nota. 

O Sindicato dos Docentes da UFRN (Adurn) também lamentou a perda do professor e destacou suas inúmeras contribuições para o progresso da TV no estado.

“Com muito pesar, a diretoria do ADURN-Sindicato recebeu a informação, na manhã desta segunda-feira (23), do falecimento do professor aposentado Arnon Alberto Mascarenhas de Andrade. O docente foi um dos precursores da TV Universitária no Rio Grande do Norte, introduzindo projetos como o Saci e também desenvolvendo programas educativos. Além disso, Arnon foi uma peça-chave na criação e consolidação do Programa de Pós Graduação em Educação da UFRN.”, disse um trecho da nota.

“Ademais, o quadro de diretores(as) do ADURN-Sindicato lamenta profundamente a morte deste dedicado docente, destacando suas inúmeras contribuições para o progresso da TV em nossa comunidade acadêmica e em nosso Estado, bem como também para o desenvolvimento da educação de nossa sociedade. “, finaliza.

Projeto Saci

Além de ter fundado programas importantes dentro de sua carreira acadêmica, Andrade foi o responsável por introduzir o Projeto Satélite Avançado de Comunicações Interdisciplinares (SACI), durante o período que esteve à frente da TVU. Criado em 1970, o projeto consistia em um satélite de telecomunicações disponibilizado pela NASA que transmitia conteúdos educacionais.

De acordo com a UFRN, a experiência piloto iniciou em escolas do RN, com programas voltados para a educação, transmitidos através do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e viabilizados através do Sistema de Teleducação do Rio Grande do Norte (SITERN). Depois disso, em 1972, a concepção desse projeto deu início a primeira emissora de televisão do Rio Grande do Norte: A TV Universitária. 

O professor Sebastian Faustino, Superintendente da Comunica/UFRN, lamentou a morte do professor e destacou a importância do legado do primeiro diretor da TVU e de como a UFRN foi importante na criação de programas de pós-graduação no Nordeste. 

“O professor Arnon foi um dos primeiros diretores da TVU e um dos pioneiros do Ensino a Distância no Brasil. Como professor da UFRN nos deixou legado como projetos Trilhas Potiguares, CIENTEC. Foi o idealizador do Programa de Pós-Graduação em Educação. O PPGED tinha como objetivo inicial a formação de professores de outras universidades que se qualificarem, ao voltar para sua instituição tinha o  compromisso de criar o programa de pós-graduação em suas universidades. Ou seja, a UFRN foi a “mãe” dos programas de pós-graduação em educação de quase todas as universidades do Norte e Nordeste, regiões com os piores índices de educação naquela época.”, disse. 

O superintendente prestou homenagens ao professor, que foi seu orientador e amigo, e disse que as memórias com Andrade sempre serão boas e sorridentes. “Lembrarei dos seus ensinamentos da forma mais alegre como ele era. Educava com alegria, na missão mais fiel de Paulo Freire.”, falou.

“Como ser humano era um eterno sonhador, otimista-realista. Solidário com todos em sua volta. Comprometido com a educação mais humana que se possa existir. Tive a honra de ter em meu diploma de doutorado o seu nome como orientador. Chamo-o de ‘paifessor’, pelo cuidado que sempre teve comigo e com seus orientandos. Na condição de ‘pai’ tinha o compromisso de dizer aquilo que só um pai nos diz e que vai além da condição de professor.”, lembrou. 

The post Morre Arnon Andrade, primeiro diretor geral da TVU da UFRN appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.