Pesquisa da UFRN oferece avaliação gratuita para pessoas com dor no pescoço

O Departamento de Fisioterapia (DFST) do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), está procurando voluntários para a pesquisa Performance dos Flexores Profundos Cervicais, Dor e Sintomas Psicológicos em Indivíduos com Tontura: Um Estudo Transversal. Será realizada uma avaliação gratuita para pessoas que apresentem dor ou desconforto na região cervical (pescoço) e sintomas como tontura, vertigem ou labirintite.

A pesquisa para pessoas com dor no pescoço é conduzida pelo fisioterapeuta e mestrando Lucas Barbosa de Araújo, sendo orientada pela professora Karyna Figueiredo Ribeiro. O objetivo é investigar se a presença da dor na região cervical em indivíduos com tontura pode influenciar na performance dos músculos profundos do pescoço e na intensidade dos sintomas vestibulares (tontura/vertigem).

Na avaliação fisioterapêutica especializada, será verificado o limiar de dor à pressão, a amplitude dos movimentos cervicais, além da performance dos músculos profundos. A partir disso, serão realizadas comparações para identificar se existe associação entre alterações cervicais e disfunções vestibulares, para conseguir estabelecer protocolos mais assertivos para os indivíduos acometidos.

Para participar da pesquisa, os interessados devem atender aos seguintes pré-requisitos: ter entre 18 e 59 anos de idade; ter diagnóstico médico de tontura ou dor no pescoço há mais de três meses; e não estar realizando tratamento farmacológico ou fisioterapêutico para tontura ou dor na cervical.

As pessoas interessadas em ser voluntários, devem entrar em contato com Lucas Araújo, no contato (84) 98729-8402, ou com Heitor Confessor, aluno de iniciação científica que acompanhará a pesquisa, pelo telefone (84) 98712-8464, para realizar o agendamento da avaliação fisioterapêutica.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.