Crise climática: UFRN vai ouvir propostas dos candidatos à prefeitura

A UFRN vai sediar, na próxima segunda-feira (23), um encontro com candidatos à Prefeitura de Natal para discutir as propostas de cada um relativas à crise climática. O encontro vai ocorrer às 17h no auditório principal da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM), no campus central da universidade. 

A iniciativa é do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Pesquisa Transdisciplinar sobre Ciência Climática e Ambiental de Áreas Urbanas (INCT Klimapolis) que, por sua vez, é ligado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O evento vai reunir pesquisadores, comunidade universitária e candidatos. 

Não será um debate direto entre os candidatos, mas terá um formato mais próximo de sabatina, com perguntas e respostas. O objetivo é formular estratégias eficazes para o desenvolvimento sustentável e a justiça climática, com a participação de todos os interessados na construção de soluções para o futuro da cidade.

Até o fim da tarde desta sexta-feira (20), três candidatos estavam confirmados: Natália Bonavides (PT), Rafael Motta (Avante) e Nando Poeta (PSTU).

Segundo Venerando Amaro, professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da UFRN e um dos coordenadores do INCT Klimapolis, o grupo tem um objetivo de realizar ações transversais e transdisciplinares sobre as mudanças climáticas, discutindo aspectos relativos ás questões de impacto do clima na vida das cidades, tanto do ponto de vista da qualidade do ar, do solo e da água, além dos processos erosivos e de inundação.

“A gente trabalha dentro de um contexto transdisciplinar, chamando todos os atores que estão envolvidos nesses assuntos para uma mesa de conversação, de debates e de construção de soluções”, aponta.

Um dos focos, então, é buscar diagnosticar os problemas:

“Os cenários futuros são bem complexos. A gente está percebendo que tudo isso vai piorar, todas essas mazelas da influência das alterações climáticas sobre as cidades costeiras vão piorar bastante. E a gente precisa encontrar soluções, porque aquelas que já foram testadas já não estão mais funcionando. E a gente precisa, então, focar em uma outra forma de buscar esse aumento da resiliência das cidades a essas questões climáticas”.

Daí partiu a ideia de chamar os candidatos à Prefeitura de Natal para um encontro, para que possam apresentar suas propostas relacionadas aos impactos do clima na cidade.

“Para a gente ouvir quais são as intenções, o que eles têm planejado, se é que tem planejado ações mais efetivas para controlar esse problema e aumentar a resiliência da cidade de Natal e da cidade de São Paulo”, diz, em referência à outra cidade em que o INCT Klimapolis também atua.

Ele também defende que o INCT não possui viés político. 

“A gente é da Academia e tem essa proposta muito transversal de estar dando suporte às tomadas de decisão sobre uma questão que está afetando a vida de todo mundo.”

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas no local. Toda a comunidade universitária e cidadãos interessados no tema estão convidados a participar. 

Serviço: Encontro INCT Klimapolis – Diálogo com candidatos à Prefeitura de Natal 

Data: 23 de setembro, às 17h 
Local: Auditório Principal da Biblioteca Central Zila Mamede, UFRN

The post Crise climática: UFRN vai ouvir propostas dos candidatos à prefeitura appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.