Nove motos com escapamentos alterados são apreendidas em Bom Jesus

Visando restabelecer a tranquilidade no município de Bom Jesus do Tocantins, a Polícia Civil realizou a Operação Noite de Paz neste domingo, 28. A ação foi uma resposta às queixas da população local sobre os barulhos noturnos provocados por motocicletas com escapamentos alterados. O uso de escapamentos modificados, como os “cadron”, e a retirada de filtros em veículos, especialmente motocicletas, são proibidos por regulamentações que visam a segurança e o meio ambiente.

Durante a operação, nove motocicletas foram apreendidas. Os condutores e proprietários das motocicletas foram orientados na delegacia sobre a ilegalidade da prática de alterações nos escapamentos que resultem em perturbação do sossego.

As motocicletas apreendidas estão sendo devolvidas aos proprietários à medida que são regularizadas e os procedimentos de praxe são realizados. A operação buscou atender ao clamor da população e reforçar a importância do respeito às normas de convivência urbana.

LEI

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê, em seu Art. 230, Inciso VII, que conduzir o veículo com descarga livre ou silenciador defeituoso, deficiente ou inoperante é uma infração grave, sujeita à multa e retenção do veículo para regularização.

Além disso, resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), como a Resolução nº 252/1999, estabelecem limites de ruído para veículos automotores, assegurando que mantenham suas características originais ou equivalentes aprovadas pelos órgãos competentes.

(Thays Araujo, com informações da Polícia Civil)

 

O post Nove motos com escapamentos alterados são apreendidas em Bom Jesus apareceu primeiro em Correio de Carajás.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.