É normal? Bebê viraliza ao dormir em posição inusitada e gera curiosidade na web

O pequeno Matteo, de 2 meses, foi passear com a mãe, a influenciadora Andressa Chaban, e ela ficou tão impressionada com uma cena que compartilhou em seu perfil no Instagram, deixando os internautas também muito intrigados. “E eu que levei meu filho para passear e ele ficou assim…”, escreveu ela, na legenda do vídeo na rede social. “Vê se aguento uma coisa dessas?”, pergunta.

  • Receba as notícias do TNH1 em seu WhatsApp

Nas imagens, Matteo aparece deitado no carrinho com um dos braços estendidos, com uma pose que lembra a de um super-herói. Nos comentários, os internautas brincaram. “É um bug comum. Só reiniciar, que resolve”, escreveu um seguidor. “Buzz LightYear, ao infinito e além”, brincou outra, comparando-o ao personagem da animação Toy Story. Outra pessoa sugeriu: “Já está treinando para andar de ônibus”.

Em entrevista a CRESCER, Andressa contou que não foi a primeira vez que o bebê fez isso. “Uma vez, aconteceu quando ele estava no berço, em casa”, relata. “Inclusive, quando abaixamos um braço, ele levantou o outro. Rimos muito”, lembra. Em geral, segundo a mãe, o bracinho fica erguido por alguns segundos e depois abaixa.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por ANDRESSA CHABAN ✨ (@andressachaban)

No início, ela ficou assustada. “Fui logo pesquisar na internet e depois perguntar para o pediatra. Então, entendi que é normal. Por conta do reflexo de Moro, às vezes, ele toma um susto e acontece”, afirma.

É normal?

De acordo com o pediatra e neonatologista Nelson Douglas Ejzenbaum, membro da Academia Americana de Pediatria (AAP), existem vários reflexos comuns nos recém-nascidos até por volta dos três meses — ou um pouco mais. “Um deles é o reflexo da marcha, que é quando você coloca o bebê em pé, segurando por baixo dos braços, e ele começa a mexer as pernas, como se estivesse andando”, exemplifica. “Tem também o chamado reflexo palmo-plantar, que é quando os dedinhos se abrem, ao estimularmos os pés do recém-nascido”, acrescenta.

O reflexo de moro, que, aparentemente, é o caso de Matteo, também é comum nessa faixa etária. “É um reflexo em que a criança abre os braços ou mantém o braço durinho. É completamente normal”, tranquiliza. Esse reflexo é caracterizado por movimentos involuntários dos braços, das pernas e da cabeça, que, em geral, ocorrem em resposta a um som alto, movimento brusco ou sensação de queda.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.