Com as inscrições encerradas e esgotadas, as oficinas de Cinema, Educação e Direitos Humanos, da 14ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos acontecem de 23 a 25 de setembro, das 18h às 21h, no Auditório 1 do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Decom/UFRN).
Em Natal, cerca de 60 pessoas irão participar das atividades que serão voltadas para educadores do ensino básico e do superior; trabalhadores da área de saúde mental; profissionais de coletivos artísticos e culturais; e interessados nas relações entre cinema, educação e direitos humanos. As oficinas são um espaço de criação e experimentação de dispositivos práticos que unem cinema e educação, promovendo reflexões sobre direitos humanos e práticas educacionais por meio da linguagem audiovisual.
Inspiradas pela metodologia do projeto Inventar com a Diferença, serão nove horas de oficinas, no total, divididas em três encontros. Quanto à metodologia utilizada, as oficinas seguem a Pedagogia do Dispositivo, envolvendo o uso de exercícios criativos que estimulam a observação sensível, o olhar crítico e a escuta ativa. Para isso, os participantes terão que criar produções audiovisuais, utilizando dispositivos como o Minuto Lumière e o Filme-Carta para articular uma abordagem prática dos direitos humanos e da educação.
Ao final das oficinas, os participantes terão adquirido ferramentas práticas para aplicar o cinema como um recurso educacional nas suas instituições; ampliar a capacidade de observação crítica e sensível da realidade social e cultural; e reproduzir as metodologias experimentadas nos seus contextos de trabalho, ajudando a replicar o conhecimento em diferentes comunidades.
Os participantes que completarem a carga horária mínima receberão certificado emitido pela Universidade Federal Fluminense (UFF), para reforçar a qualificação profissional com o uso do cinema em práticas educacionais e de direitos humanos.
Além das oficinas, que ocorrerão em setembro, os participantes são convidados a replicar a metodologia do projeto Inventar com a Diferença em seus contextos sociais. Por isso, as ações no campo da educação terão uma etapa de replicação em outubro com objetivo incluir e espalhar esse conhecimento para os mais diversos públicos.
Os/as oficineiros/as acompanharão os participantes que desejarem realizar essa replicação do método nos seus respectivos campos profissionais, onde terão a oportunidade de testemunhar os desdobramentos em diferentes contextos.
14° Mostra
Iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), a 14ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos selecionou tanto curtas-metragens como projetos de jovens curadores.
A Mostra de 2024, abordará o tema “Viver com Dignidade” e fará a exibição dos filmes em espaços de cinema nos 26 estados e no Distrito Federal. Além disso, a 14° edição também vai promover oficinas em todo o país.
Serviço:
Oficinas Cinema, Educação e Direitos Humanos
Data: 23, 24 e 25/09/2024
Horário: 18h às 21h
Local: Auditório 1 do Decom/UFRN
Mais informações:
Mônica Mourão
(21) 98260-8430
The post Oficinas de Cinema e Direitos Humanos começam nesta segunda (23) em Natal appeared first on Saiba Mais.