RN: 6% das crianças nascidas nos últimos 12 meses não têm nome do pai no registro

O Nordeste tem o maior número de pais ausentes no registro civil dos filhos dentre as diferentes regiões do país, chegando à média de 8% do total de nascidos, considerando o último ano, de 07 de agosto de 2023 a 07 de agosto de 2024. Dos 661.225 nascimentos na região, 50.285 não tiveram o nome do pai anotado no registro. Os dados são da Central de Informações do Registro Civil, que também revela que o Sudeste é a 2ª região com do país com maior número de pais ausentes, chegando a 6% dos registros de nascimento.

Fonte: Central de Informações do Registro Civil – CRC Nacional

No Rio Grande do Norte, dos 36.271 nascimentos nesse último ano, 2.273 não tiveram o nome do pai no registro de nascimento, o correspondente a cerca de 6% do total. As cidades com maior número de pais ausentes são Areia Branca (18%), Itaú (17%), Jardim de Piranhas (13%), Vila Flor (13%) e Alexandria (11%). Em Severiano Melo e Taipu, 10% das crianças que nasceram no último ano não possuem o nome do pai no registro de nascimento. Já Natal, Parnamirim e Mossoró possuem uma média de 7% de pais ausentes no registro de nascimento no período.

Para tentar reduzir esse número e garantir o direito dos filhos em conhecer o próprio pai, a Defensoria Pública do Rio Grande do Norte, junto com as unidades de outros estados, fará um mutirão de reconhecimento e investigação de paternidade em todo o país.

Os agendamentos pela internet já começaram e terminam nessa sexta (09). O agendamento é obrigatório para conseguir atendimento no mutirão. A triagem dos casos será realizada entre os dias 10 e 15 de agosto, como atendimento programado para o dia 17.

Dessa vez, os atendimentos serão realizados em Natal (no Partage Norte Shopping, das 10h às 16h) e em Mossoró (na sede da Defensoria Pública, das 8h às 12h). A campanha traz opções para quem é mãe e deseja ter o/a filho (a) reconhecido (a); para quem é pai e deseja registrar o/a filho (a); e para o filho (a) maior de 18 anos que deseja registrar o reconhecimento do pai.

Para agendar atendimento, CLIQUE AQUI.

Areia Branca: 18%

Itaú: 17%

Jardim de Piranhas e Vila Flor: 13%

Alexandria: 11%

The post RN: 6% das crianças nascidas nos últimos 12 meses não têm nome do pai no registro appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.