Polícia Civil Gaúcha realiza ofensiva contra grupo especializado no “golpe do 0800” em São Paulo

Nesta quarta-feira (18), a Polícia Civil do Rio Grande do Sul cumpriu 16 mandados de busca e apreensão no estado de São Paulo, nas cidades de São Paulo, Barueri e Tiradentes, como parte da operação Linha Cruzada. A ação visa desarticular uma quadrilha especializada no “golpe do 0800”, também conhecido como “falsa central telefônica”, que já fez vítimas em diversas regiões do país.

A operação, que teve início em novembro de 2022, é resultado de um ano de investigações, que começaram após a denúncia de uma vítima de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, que sofreu um prejuízo superior a R$ 200 mil. Segundo a polícia, o grupo criminoso desviava dinheiro das vítimas por meio de fraudes financeiras e compras fraudulentas no cartão de crédito.

Mandados de busca e apreensão

Durante a ação, itens adquiridos com dinheiro proveniente das fraudes foram apreendidos. Três suspeitos já foram levados à delegacia para prestar depoimento. De acordo com a delegada responsável pela investigação, Luciane Bertoletti, da 3ª Delegacia de Polícia de Canoas, os mandados foram cumpridos em residências de pessoas que receberam os valores ou objetos comprados com o dinheiro das fraudes.

5035445_73434b1c2974d2d

Recuperação de valores

A Justiça já determinou o bloqueio dos valores obtidos pelo grupo criminoso, e a vítima do golpe, que inicialmente sofreu um prejuízo de R$ 200 mil, foi totalmente ressarcida. “Conseguimos resgatar e restituir o valor total para a vítima”, explicou a delegada.

Como funciona o golpe do 0800

O “golpe do 0800” envolve o uso de uma falsa central de atendimento, onde criminosos se passam por funcionários de instituições financeiras para enganar as vítimas. Normalmente, as vítimas recebem um SMS informando sobre uma suposta compra ou transferência em suas contas e são orientadas a ligar para um número 0800 para contestar a transação. Durante a ligação, os criminosos pedem dados bancários sensíveis, como senhas e números de cartões, ou até mesmo solicitam que a vítima faça um Pix de “teste”, que resulta no desvio de dinheiro.

Dicas de prevenção

Para evitar ser vítima desse tipo de golpe, a Polícia Civil e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alertam para os seguintes cuidados:

  • Desconfie de qualquer mensagem ou ligação solicitando movimentações bancárias;
  • Bancos nunca pedem para baixar aplicativos ou realizar transações por telefone;
  • Entre em contato diretamente com o seu banco pelos canais oficiais, utilizando um telefone diferente do número que recebeu a ligação;
  • Em caso de suspeita ou se você for vítima de um golpe, registre um boletim de ocorrência na Polícia Civil, que pode ser feito presencialmente ou pela Delegacia Online.

Conclusão da operação

A operação Linha Cruzada, que já cumpriu 45 mandados e resultou na prisão de 31 pessoas até o momento, continua com o apoio da polícia de São Paulo para combater esse esquema criminoso que vem causando grandes prejuízos às vítimas.

The post Polícia Civil Gaúcha realiza ofensiva contra grupo especializado no “golpe do 0800” em São Paulo appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.