Nos últimos dias, imagens de pilares danificados da ponte da BR-386, sobre o Rio Taquari em Lajeado, têm causado preocupações. A estrutura, que resistiu à maior enchente registrada no Rio Grande do Sul em maio deste ano, ficou submersa, e apenas recentemente, com o baixar das águas, foi possível observar os estragos causados.
Cássio Jonas Breitenbach, morador de Lajeado e praticante de stand up paddle, capturou várias imagens que mostram rachaduras e ferragens expostas nos pilares submersos. Essas imagens reacenderam preocupações sobre a segurança da ponte.
Contudo, a CCR ViaSul, responsável pela gestão da via, emitiu uma nota oficial garantindo a integridade e estabilidade da ponte. A concessionária informou que não há riscos para os usuários e que as obras de recuperação estrutural já foram iniciadas nesta semana. Durante os reparos, eventuais interdições de faixa poderão ocorrer, o que pode explicar os recentes congestionamentos na área.
Além disso, as imagens dos danos foram analisadas pelo engenheiro Daniel Schwendler, de Lajeado, que confirmou a necessidade de intervenção significativa. Segundo Schwendler, será essencial reforçar as armaduras de ferragem dos pilares, incluindo a aplicação de uma armadura externa adicional para garantir maior segurança.
Ver esta publicação no Instagram
The post Ponte sobre o Rio Taquari em Lajeado está estável, garante CCR appeared first on Agora No Vale.