Futebol Feminino: Fátima e Álvaro assinam carta de interesse para sediar Copa

Natal vai receber uma comissão da Federação Internacional de Futebol (Fifa) para averiguar as condições da Arena das Dunas e da capital para sediar a Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027, como ficou acordado em reunião entre o Governo do RN, a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) e a Arena das Dunas, na tarde desta sexta-feira (13). Ainda no encontro, a governadora Fátima Bezerra assinou uma carta endereçada à Fifa solicitando a realização de jogos da Copa na capital potiguar.  

A carta é resultado direto das tratativas feitas pela chefe do estado junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e aos parceiros locais para incluir Natal como uma das cidades-sede para receber a disputa mundial. 

“Este ato é importante para consolidar o Rio Grande do Norte como uma das sedes da Copa. Fizemos contatos com a CBF, ainda na Olimpíada em Paris e em Brasília, o presidente Edinaldo Rodrigues foi muito sensível, conhece a Arena das Dunas e concorda que Natal tem todas as condições de sediar jogos da Copa Feminina”, afirmou Fátima durante a tratativa.

José Vanildo, Presidente da FNF,  Mateus Cunha, representante da Arena das Dunas, e Solange Portela, secretária de Estado do Turismo, também estiveram no encontro para realizar as tratativas. De acordo com o presidente da FNF, a iniciativa reacende o esporte no estado.

“As coisas acontecem no futebol quando a sociedade se reúne e há uma decisão política como temos agora por parte do Governo do Estado. Decisão que abre amplas oportunidades para o Estado. O Governo da professora Fátima Bezerra está de parabéns, porque também apoia o futebol profissional masculino e isto reacende o esporte em nosso Estado.”, disse.

Vale destacar que o estádio Arena das Dunas vai receber um amistoso da Seleção Feminina de Futebol, em novembro. 

Na tarde desta quinta -feira (12), o prefeito de Natal Álvaro Dias (Republicanos), também assinou um termo de compromisso para que a cidade seja sede da Copa do Mundo de Futebol Feminino. A assinatura ocorreu na Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla) e também contou com a presença do presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol. Além da assinatura, o chefe do executivo garantiu que haverá uma Comissão Permanente para acompanhar todo o processo do projeto de Natal como sede do Mundial.

Natal indicada como possível sede

No final de agosto, Natal foi indicada como uma possível cidade-sede da Copa do Mundo Feminina de 2027, de acordo com o ofício da CBF encaminhado para a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF). A FNF propôs a Arena das Dunas como estádio para receber o evento.

Escolhido como país sede em maio de 2024, a capital do Rio Grande do Norte foi uma das cidades que ficaram de fora da lista para receber a competição. Nas redes sociais, a governadora do Estado, Fátima Bezerra, expressou seus agradecimentos ao presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, e disse que a inclusão da capital potiguar como sede é fruto de muito diálogo com a Federação. 

Na rede social X (antigo Twitter), a governadora escreveu: 

“Acabo de receber o ofício da @CBF_Futebol informando que Natal foi indicada como uma das possíveis sedes para a Copa do Mundo Feminina Fifa 2027. Isso é fruto de trabalho e muito diálogo que mantivemos com a CBF. Quero expressar minha gratidão ao presidente da confederação, Ednaldo Rodrigues, que sempre foi sensível e atencioso ao nosso pleito. Nesta segunda-feira (2), participaremos de  um workshop sobre o processo de seleção das cidades-sede e estádios organizado pela FIFA, a quem caberá a escolha final sobre as sedes.

Sigamos firmes e trabalhando pela realização deste sonho!“

Entenda

A confirmação do Brasil como País que vai receber a Copa do Mundo Feminina de Futebol em 2027 foi divulgada em 17 de maio de 2024, quando a FIFA anunciou a escolha durante a realização do congresso anual da instituição, na Tailândia.

Natal ficou de fora da lista preliminar das cidades-sede, quando a CBF fez uma proposta com 10 estádios à Fifa em cidades das quatro regiões brasileiras. No Nordeste, foram indicadas a Arena Fonte Nova (Salvador), Arena de Pernambuco (Recife) e Arena Castelão (Fortaleza).

Será a primeira vez na história que o Brasil vai sediar o Mundial Feminino, e também a primeira vez em que o campeonato acontecerá na América do Sul. O Brasil obteve 119 votos na eleição promovida no 74ª Congresso da Fifa em Bangkok, capital da Tailândia. A candidatura tripla formada por Alemanha, Holanda e Bélgica conseguiu 78 votos.

Saiba +: CBF vai avaliar Natal como possível sede da Copa do Mundo Feminina

Natal fica de fora das cidades-sedes da Copa do Mundo Feminina de 2027

The post Futebol Feminino: Fátima e Álvaro assinam carta de interesse para sediar Copa appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.