Partidos definem candidatos na Região Metropolitana de Natal

Os partidos de situação e oposição dos oito maiores municípios da Região Metropolitana de Natal, que concentram 37,83% do eleitorado potiguar conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), estão finalizando suas convenções eleitorais. Cada município já tem definido suas principais candidaturas majoritárias e as legendas já se preparam para intensificar suas campanhas, que começam oficialmente no próximo dia 16, após o prazo de registro de candidaturas, conforme o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em Natal, são 575.629 eleitores aptos para votar nas eleições de 6 de outubro. No único município do Rio Grande do Norte que pode ter segundo turno, por ter mais de 200 mil eleitores, a disputa parece se concentrar entre os três mais bem colocados nas recentes pesquisas de intenção e votos: o ex-prefeito Carlos Eduardo (PSD) e os deputados federais Paulinho Freire (União Brasil) e Natália Bonavides (PT), respectivamente primeiro, segundo e terceiro lugares no levantamento divulgado pelo Instituto Exatus do último dia 18.

Em Parnamirim, terceiro maior colégio eleitoral do RN com seus 142.264 eleitores aptos para votarem em outubro, a disputa parece polarizada entre Professora Nilda (Solidariedade), primeira colocada nas últimas pesquisas de intenção de votos, e Salatiel de Souza (PL), que tem o apoio do atual prefeito Rosano Taveira (Republicanos).

Em São Gonçalo do Amarante, com seus 76.492 eleitores aptos para votarem, o pleito também se encaminha para uma disputa entre o atual prefeito Eraldo Paiva (PT) e o ex-prefeito e ex-secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado (PSD). Eraldo busca sua reeleição, ao lado do vice, o advogado Poti Neto (MDB). Já Calado tem o vereador Flávio Henrique (Solidariedade) de vice.

Já em Ceará-Mirim, com seus 59.306 eleitores cadastrados na Justiça Eleitoral, a disputa promete ser grande. A candidatura apoiada pelo atual prefeito Júlio César Câmara (PSD) é a chapa formada por Antônio Henrique Bezerra (PSD) para prefeito e Margareth Pereira para vice. Já a oposição tem as candidaturas de Marcílio Dantas (PP) e a de Jumária Mota (Republicanos) e o vice, ex-vereador Carlos Alberto Pereira, o “Irmão Carlos”.

Em Macaíba, são 54.091 eleitores aptos para escolher seus novos representantes. Por um lado, o prefeito Emídio Júnior (PP), que concorre à reeleição com Raquel Rodrigues (MDB) como vice, terá sua candidatura homologada no próximo domingo 4. A oposição tem o atual vice-prefeito Netinho França (Republicanos) para prefeito e Odiléia Mesquita para vice, com sua convenção marcada para o mesmo dia.

No município de Extremoz, são 35.732 eleitores cadastrados na Justiça Eleitoral este ano. Entre os nomes que estes terão para escolher, está o da atual prefeita Jussara Sales (PL), que busca a reeleição com Izidoro Filho (PSDB) como vice. A convenção está marcada para este sábado 3. A oposição tem o ex-prefeito Enilton Trindade (PP) para prefeito e Rilder Jordão (PT) para vice. A candidatura destes já foi homologada.

Já em São José de Mipibu, os 35.565 eleitores devem ver uma disputa acirrada entre o atual prefeito Zé Figueiredo (PSD), que concorre à reeleição tendo Bruno Dantas (Solidariedade) como vice, e Severino Rodrigues (MDB), com o vereador José Lúcio de Oliveira (PSDB) por vice.

Em Nísia Floresta, os 23.151 eleitores se preparam para uma disputa difícil. Há a candidatura da situação, com os ex-secretários municipais Gustavo Santos (PL) e Valéria Mesquita (PL) e as duas da oposição: Alexandre Dantas (SDD), irmão do ex-vice-governador Fábio Dantas (SDD) e o vice José Nilton da Silva (Republicanos) e a de Titico Brito (MDB) e a vice, ex-vereadora Leila Emiliano (PSD). l

Adicionar aos favoritos o Link permanente.