Na manhã da terça-feira, 27, a Diocese de Paranaguá, por meio do seu administrador apostólico, o bispo Dom Bruno Elizeu Versari, anunciou a suspensão da transferência dos padres nas Paróquias que havia sido determinada pelo bispo emérito, Dom Edmar Peron, em 11 de abril. Dom Edmar anunciou sua renúncia em 20 de maio, assumindo em seu lugar, de forma temporária, Dom Bruno, bispo da Diocese de Ponta Grossa, que decidiu suspender as mudanças de padres até que um novo bispo seja nomeado pelo Papa Leão XIV em Paranaguá.
“Por decisão da Nunciatura Apostólica, as transferências do Clero que teriam validade a partir do próximo domingo, 1º de junho, serão postergadas até a nomeação do novo bispo diocesano”, afirmou a Diocese de Paranaguá.
“Após consulta à Nunciatura Apostólica, recebemos o parecer de sua Excelência Reverendíssima Dom Giambattista Diquattro, Núncio Apostólico no Brasil. A orientação recebida é de que, no que se refere às transferências de presbíteros, estas devem ser postergadas até a nomeação do novo bispo diocesano”, afirma Dom Bruno Versari em comunicado ao Clero da Diocese de Paranaguá.
Mudanças temporárias

De acordo com o comunicado, Dom Bruno pediu anuência de Dom Giambattista quanto à transferência, sendo que o mesmo também teve duas decisões em caráter temporário. “Apenas as paróquias de Nossa Senhora do Pilar, em Antonina, e Nossa Senhora Aparecida e São João Batista, em Doutor Ulysses, receberão novos administradores temporários, a saber: Pe. Fábio, em Antonina; e os Pe. Jueberton e Pe. Mateus, em Doutor Ulysses”, destaca a Diocese.
- Novo administrador apostólico destaca alegria em contribuir com a Diocese de Paranaguá
Segundo o administrador apostólico, foi determinado “que os padres Jueberton Enil Magalhães da Silva e Mateus Rafael da Silva, membros do Instituto Missionário Coração Imaculado de Maria, assumam, de modo temporário, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São João Batista, localizada no município de Doutor Ulysses – PR”, destaca.
Além disso, outra decisão é de que o padre Fábio Júnio Bezerra de Lima, que foi paróco da Paróquia da Paz, em Paranaguá, assuma de forma temporária a Paróquia Nossa Senhora do Pilar, em Antonina. “Contamos com a compreensão e colaboração de todos neste tempo de sede vacante, mantendo o espírito de comunhão eclesial e zelo pastoral. Que Nossa Senhora do Santíssimo Rosário interceda por todos nós”, finaliza Dom Bruno Versari.