Porto no Litoral: Governo do RS avança com autorização para retirada de vegetação em área de 80 hectares

Porto Meridional tem projeto para ser erguido em Arroio do Sal

Nesta terça-feira, 27 de maio de 2025, o governador Eduardo Leite assinou o Decreto de Utilidade Pública (DUP) para a área destinada à construção do Porto Meridional, em Arroio do Sal, no litoral norte do Rio Grande do Sul. A cerimônia ocorreu às 15h no Palácio Piratini e contou com a presença de autoridades estaduais e municipais, além de representantes da DTA Engenharia, responsável pelo projeto.

Com o DUP, o governo estadual qualifica o empreendimento como de interesse público, permitindo a retirada de vegetação da área de 80 hectares já adquirida para o projeto. No entanto, essa remoção está condicionada à obtenção das licenças ambientais necessárias .

O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) do Porto Meridional foram entregues ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em março de 2025. Após a análise técnica, o órgão ambiental deverá realizar audiências públicas para colher opiniões da população e, posteriormente, decidir sobre a emissão da Licença Prévia (LP) .

Com investimento estimado em R$ 1,3 bilhão, o Porto Meridional prevê iniciar as obras em 2026, com duração aproximada de 20 meses. Durante a construção, estima-se a geração de mais de 2 mil empregos diretos e cerca de 5 mil indiretos. O complexo portuário terá capacidade anual para movimentar até 50 milhões de toneladas de cargas sólidas a granel, 800 mil toneladas de cargas líquidas, 1,8 mil toneladas de cargas gerais e 300 contêineres, contando com 10 berços para atracação de navios .

A expectativa é que o Porto Meridional impulsione o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul, especialmente nas regiões da Serra Gaúcha e do Litoral Norte, fortalecendo a infraestrutura logística e aumentando a competitividade do estado no cenário portuário nacional.

The post Porto no Litoral: Governo do RS avança com autorização para retirada de vegetação em área de 80 hectares appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.