O ABC Futebol Clube divulgou neste domingo 25 uma nota oficial em que expressa “profunda indignação e repúdio” à arbitragem da partida contra o Londrina/PR, válida pela 7ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro, disputada no Estádio Vitorino Gonçalves Dias (VGD), neste sábado 24. O confronto terminou empatado em 1 a 1 e foi marcado por decisões polêmicas da equipe de arbitragem liderada por Leonardo Willers Lorenzato.
Na nota, o clube potiguar aponta que foi “absurdamente prejudicado” por um pênalti inexistente marcado contra sua equipe e, principalmente, pela anulação de um gol de Matheus Martins, aos 10 minutos do segundo tempo. Segundo o ABC, o lance foi inicialmente validado pelo árbitro e pelo assistente Renan Antônio Angelim Rodrigues, mas posteriormente anulado por suposto impedimento. A partida não contou com o uso do árbitro de vídeo (VAR), o que acirrou ainda mais as críticas.
“Tais equívocos evidenciam uma conduta arbitrária e inaceitável, ferindo o princípio da imparcialidade e desrespeitando o esforço, a história e a instituição ABC Futebol Clube”, afirma o texto, que também anuncia a intenção do clube de formalizar uma representação contra a arbitragem junto às instâncias competentes.
“O futebol brasileiro exige seriedade, profissionalismo e respeito a todas as instituições envolvidas. O que ocorreu nesta partida fere os valores do esporte e compromete a credibilidade da competição”, declara o clube em sua manifestação oficial.
Siga o canal “Agora RN” no WhatsApp
O ABC também destacou que seguirá “vigilante, atento e combativo, em defesa de sua torcida e de sua história”.
Apesar das polêmicas, o time conseguiu segurar o empate mesmo com um jogador a menos durante parte do segundo tempo.