O filme brasileiro “O Agente Secreto” venceu dois prêmios no Festival de Cannes neste sábado 24: Melhor Ator, para Wagner Moura, e Melhor Diretor, para Kleber Mendonça Filho. A conquista fortalece o longa na disputa por uma vaga no Oscar 2026, embora ainda seja cedo para afirmar a presença na premiação americana.
A produção precisa passar por etapas formais, incluindo escolha pela Academia Brasileira de Cinema e aceitação pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA. Mesmo assim, o desempenho em Cannes aumenta o prestígio internacional da obra.
Entre os prêmios de Cannes, o que mais pesa na corrida pelo Oscar é a Palma de Ouro. Neste ano, a honraria máxima ficou com “A Simple Accident”, de Jafar Panahi. “O Agente Secreto” não levou a Palma, mas segue com chances em outras premiações, como o SAG Awards e o Globo de Ouro, que também funcionam como indicadores da temporada do Oscar.
Historicamente, o Festival de Cannes tem relação com o Oscar. “Anora”, vencedora da Palma em 2024, foi indicada a seis Oscars e venceu cinco, incluindo o de Melhor Filme. Outro exemplo citado é o longa “Ainda Estou Aqui”, que ganhou Melhor Roteiro em Veneza em 2024, e mais tarde venceu o Oscar de Melhor Filme Internacional.
“O Agente Secreto”, apesar de não disputar prêmios em Veneza por já ter estreado em Cannes, segue ganhando projeção e pode se consolidar entre os títulos brasileiros mais expressivos no circuito internacional nos próximos meses.
Com informações do g1.