Um dos principais preocupações do natalense atualmente, além dos problemas básicos com saúde, educação e moradia, é o abandono do centro de Natal. Na Cidade Alta, bairro de valor histórico, afinal foi onde a cidade começou, o que predomina hoje é a impressão de abandono, com muitas lojas fechadas, fachadas pichadas e pessoas em situação de rua.
Apesar de algumas intervenções, como criação de vagas de estacionamento ao longo da Avenida Rio Branco, os comerciantes reclamam da demora de mais de ano de uma obra iniciada no Calçadão da Rua João Pessoa que não foi concluída e dos incompatíveis aluguéis altos, apesar da baixa no movimento.
Para entender melhor o que cada candidato e candidata à Prefeitura do Natal planeja para a região, a Agência Saiba Mais fez um breve resumo das propostas registradas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em seus planos de governo.


Carlos Eduardo não cita, especificamente, a Cidade Alta, mas fala em criar centros comerciais nos bairros e transformar o prédio da Funcarte (Fundação Cultural Capitania das Artes) em um Centro Cultural do Centro Histórico, como forma de revitalizar o bairro.
O candidato Hero planeja criar um programa de habitação voltado para ocupação dos bairros da Redinha, Rocas e Cidade Alta através da verticalização, permitida pelo novo Plano Diretor de Natal, que ampliou gabaritos de construção, para reverter o déficit habitacional.
Já Nando Poeta sugere a concessão de incentivos fiscais para repovoar o bairro. Proposta semelhante também é apresentada por Natália Bonavides (PT), que estende o benefício do bairro da Cidade Alta à Ribeira, que enfrenta o mesmo problema.
Natália acrescenta uma outra questão, a de revitalizar os dois bairros citados para que passem a receber empresas de tecnologia e inovação de design, a exemplo da experiência do Porto Digital do Centro do Recife, transformando Cidade Alta e Ribeira em um território de economia criativa e de inovação tecnológica. A candidata ainda planeja revitalizar a infraestrutura já instalada para aproveitá-la em projetos habitacionais e culturais.

Paulinho Freire, por sua vez, também cita a concessão de benefícios para negócios da economia criativa e ocupação residencial, além de modernização dos camelódromos, incentivos à criação de roteiros turísticos (City tour) e concentração dos órgãos municipais na Ribeira e Cidade Alta.
Rafael Motta também planeja incentivos fiscais para pessoas jurídicas que se instalarem na Cidade Alta e Ribeira, com isenção de IPTU e redução do ISS (Imposto Sobre Serviços) pelo período de oito anos. Além disso, o candidato também cita a revitalização dos dois bairros e criação de programas educativos como forma de preservar o patrimônio histórico e cultural.
Carlos Eduardo (PSD)

- reordenamento do comércio do Alecrim;
- revitalização dos centros comerciais dos bairros
- a transformação do prédio da FUNCARTE em um Centro Cultural do Centro Histórico, a criação ou adaptação de espaços públicos nas Regiões Administrativas para a circulação de espetáculos, a conclusão da reforma do Teatro Sandoval Wanderley, e a manutenção de 14 espaços culturais geridos pela SECULT/FUNCARTE.
Hero (PRTB)

- RIBEIRA HABITADA, REDINHA HABITADA, ROCAS HABITADA, CIDADE ALTA HABITADA;
- revitalização da área e novo plano diretor municipal, iremos verticalizar a cidade, trazendo vida e combatendo migração da população a outros municípios, diminuindo o déficit habitacional em nossas cidades.
Nando Poeta (PSTU)

- Fomentar incentivos fiscais aos pequenos comerciantes para reocupação e revitalização do comércio no centro da cidade.
Natália Bonavides (PT)

- Estudar a utilização de uma política de incentivos fiscais para a revitalização do centro da cidade e da Ribeira em prol do alojamento de empresas de tecnologia, inovação de design, a exemplo da experiência do Porto Digital do Centro do Recife, transformando esses bairros em um território de economia criativa e de inovação tecnológica.
- Criar política para valorização, ocupação, restauração da Ribeira e Centro, aos moldes do que foi executado em Recife por meio do programa Recentro;
- Revitalizar da Ribeira e da Cidade Alta, de modo a otimizar a infraestrutura instalada nesses bairros, e por meio da utilização de políticas de incentivo para ampliar o uso habitacional e o desenvolvimento do comércio, dos serviços e das atividades de lazer e cultura da região; Reabrir um cinema público ou sala de cinema em Natal.
Paulinho Freire (União Brasil)

- Implementar política de recuperação e ocupação da Ribeira e Cidade Alta, flexibilizando prescrições urbanísticas e concedendo benefícios fiscais com objetivo de instalar negócios de economia criativa e ocupação residencial;
- Modernizar os centros comerciais populares (camelódromos), a fim de renová-los (Alecrim e Cidade Alta) para melhorar as condições de trabalho e atração de clientes;
- Promover condições de infraestrutura da Cidade Alta e Ribeira fomentando os City Tours do Centro Histórico de Natal;
- Concentrar espacialmente os imóveis que servem ao funcionamento da burocracia estatal municipal para contribuir com a eficiência do gasto público e a ocupação de áreas antigas e subutilizadas, como a Ribeira e a Cidade Alta;
Rafael Motta (Avante)

- O sítio histórico de Natal será revitalizado, Cidade Alta e Ribeira além dos bairros do Alecrim, Rocas e Redinha, transformando áreas desses bairros em locais com charme, gerando empregos e estimulando o turismo;
- Manutenção do Patrimônio Histórico e Cultural: realização de programas educativos sobre a importância do patrimônio histórico e cultural de Natal.
- Fomentar os Bairros Históricos: conceder isenção de IPTU e redução do ISS, pelo período de 8 anos, para as pessoas jurídicas se instalarem na Cidade Alta e Ribeira.
The post Eleições: incentivos fiscais e City tour, conheça propostas para recuperar a Cidade Alta appeared first on Saiba Mais.